Notícias

  1. Notícias
  2. Notícias
  3. Site da Prefeitura de BH é novamente atacado por hacker e fica fora do ar

Site da Prefeitura de BH é novamente atacado por hacker e fica fora do ar

Invasor postou novas mensagens com críticas ao prefeito após coletiva em que Kalil diz não temer nenhum hacker


Por Marcello Oliveira

Foto: Reprodução da internet

O site da Prefeitura de Belo Horizonte ficou fora do ar na noite desta quarta-feira (09) após um novo ataque hacker que ocorreu no fim da tarde pelo mesmo hacker que já havia entrado no sistema na terça-feira (08) e colocado mensagens contra o prefeito Alexandre Kalil (PSD).

A mensagem que ficou exposta na página oficial da PBH deixava claro o descontentamento do hacker com o fechamento do comércio da cidade durante a pandemia de Covid-19. A PBH confirmou à reportagem da Rádio 98 a instabilidade no site causada pela invasão do hacker, mas informou que, como anteriormente, nenhum dado foi roubado ou vazado. A prefeitura disse ainda que medidas legais estão sendo tomadas. “Ressaltamos que um representante da área de segurança da Prodabel esteve agora à tarde na delegacia de Crimes Cibernéticos registrando a ocorrência sobre o incidente de ontem, e será feito um novo boletim sobre o ataque de hoje (09). Foi entregue um relatório preliminar de 26 páginas sobre as páginas do portal afetadas, informando também o que foi postado nas mesmas. A equipe técnica da Prodabel continua levantando dados que possam auxiliar na identificação dos possíveis autores para ajudar na investigação da Polícia Civil”, disse a prefeirura em nota enviada à redação da Rádio 98.

No momento do fechamento desta reportagem, às 20:35, o portal da prefeitura (pbh.gov.br) continuava fora do ar e um selo “site inseguro” estava visível na tela. Com isso, todas as informações oficiais e serviços aos moradores da cidade, como emissão de guias e boletos de taxas e impostos e consultas de locais e datas para vacinação contra a gripe e contra a Covid-19 estão impossíveis de serem acessadas.

Na coletiva de imprensa na tarde desta quarta-feira no salão nobre da Prefeitura, no Centro de Belo Horizonte, em que anunciou o retorno presencial das aulas de Ensino Fundamental e maior flexibilização no funcionamento de bares e restaurantes, Kalil comentou o ataque sofrido ao site da prefeitura no dia anterior. “Aquilo é uma capa. O sistema não foi hackeado, se manteve no ar normalmente durante o dia. Eu já fui ameaçado muitas vezes por coisas muito mais importantes e sérias e, se Deus me poupou de um sentimento, foi do sentimento do medo. Eu não tenho medo de internet, de hacker, de ameaça de injustiça da imprensa. Eu tenho medo de muita coisa, entre elas enfiar um tubo na minha garganta", declarou o prefeito.

Pouco tempo após a coletiva, o mesmo hacker fez uma nova intervenção no site da prefeitura com nova mensagem: “Belo Horizonte is hacked” ou, em português “Belo Horizonte está hackeada”. O invasor também escreveu “O mineiro teme o macaco paulista, São Paulo é meu país”. 

Colunistas

Carregando...


Saiba mais