O prefeito de BH, Fuad Noman (PSD), anunciou nesta quarta-feira (30/10) a criação de quatro novas secretarias municipais, incluindo pelo menos duas novas coordenadorias especiais diretamente ligadas à Prefeitura da capital.
A ampliação do número de órgãos municipais faz parte de um projeto de reforma administrativa que altera o funcionamento de pastas ligadas ao Executivo. O texto foi encaminhado hoje para o presidente da Câmara dos Vereadores, Gabriel Azevedo (MDB).
Caso aprovadas pelo Legislativo, as mudanças terão um impacto de aproximadamente R$ 50 milhões na folha da prefeitura. Segundo Fuad, os gastos mantêm a administração municipal em conformidade com a Lei de Responsabilidade Fiscal.
Entre as novas secretarias com previsão de serem incluídas estão:
Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana
Secretaria Municipal de Administração Logística e Patrimonial
Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional
Assistência Social e Direitos Humanos
Outra mudança proposta no texto é a criação da Secretaria Geral, que terá a função de analisar de forma técnica e legislativa a publicidade dos atos do governo, tarefas que hoje estão ligadas ao gabinete do prefeito.
Nova regional de BH também em discussão
O projeto ainda prevê a inclusão de uma nova administração regional, chamada de Hipercentro, desmembrando a atual Regional Centro-Sul. Junto com as demais regionais de BH, ela ficará a cargo da Secretaria Municipal de Relações Institucionais.
Novos cargos municipais também estão listados no projeto encaminhado por Fuad ao Legislativo, como Gestor Administrativo e Financeiro Escolar, que passará de 200 para 380 vagas, e Coordenador de Projetos Especiais da Educação.