Aconteceu, nesta quarta-feira (30), o primeiro encontro oficial entre os novos vereadores em Belo Horizonte e a Câmara Municipal. Em uma espécie de "reunião de apresentação", encabeçada pelo atual presidente da Casa Legislativa, Gabriel Azevedo (MDB), os eleitos puderam se encontrar com vereadores reeleitos e entender um pouco mais sobre a dinâmica da CMBH.
Gabriel Azevedo apresentou aos novatos todos os setores da Câmara e as dependências da Casa. Além disso, o encontro foi o primeiro contato também entre os novos vereadores e os remanescentes.
Afirmando ter realizado tudo que se propôs a fazer em seu mandato na Câmara, Gabriel confirmou que será candidato à Prefeitura de Belo Horizonte em 2028. Em relação aos novos vereadores, ele destacou que a principal missão é entender que eles foram eleitos pelo povo e para servir o povo.
"Nunca se esquecer de que quem coloca o vereador aqui é o povo. E essa é a opção fundamental que o vereador escolhe. Se ele serve aos seus princípio e às pessoas que o colocaram aqui, ou se ele é tão somente alguém que vai servir ao poder executivo. Isso faz toda diferença na Câmara", afirmou Gabriel.
Além disso, o atual presidente pontuou que a próxima legislação, a 20ª da Câmara de BH, terá dois grandes desafios: fiscalizar o final de um contrato de ônibus e a formulação de um novo contrato, além de discutir um plano diretor. Para o vereador, esses serão os dois principais assuntos que a próxima legislatura terá de tratar.