O prefeito reeleito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), tomou posse nesta quarta-feira (1º/1) para o seu segundo mandato no comando do Executivo da capital mineira.
Por recomendações médicas, Fuad participou da cerimônia remotamente. Com dificuldade de fala e usando máscara, o prefeito apareceu em vídeo chamada ao lado da esposa dele, Mônica Drummond. A solenidade, comandada pelo vereador Juliano Lopes, o mais velho da casa, segundo requerimento interno, marcou também a posse dos 41 vereadores que irão compor o legislativo da capital pelos próximos quatro anos.
O prefeito empossado foi aplaudido de pé, após ler com esforço o juramento de posse.
Álvaro Damião (União Brasil) esteve presente no evento e tomou posse como vice-prefeito. Em discurso de posse, lido de forma emocionada pelo vice-prefeito Damião, Fuad agradeceu sua equipe médica, que o auxiliou na cura do câncer, e reforçou o compromisso de seguir sua gestão "para cuidar da nossa cidade".
“É para devolver à cidade um pouco do amor que ela me deu é que resolvi ser candidato à reeleição. E deu certo, aqui estou sendo empossado para ficar mais quatro anos na prefeitura da minha amada Belo Horizonte”, diz um trecho do texto.
"Estou aqui por amor, por muito amor a esta cidade, por amor a sua gente”, afirmou o prefeito reeleito.
O vice-prefeito empossado, Álvaro Damião, falou em coletiva de imprensa sobre os desafios do mandato e prometeu apoiar o prefeito "incondicionalmente".
O prefeito de BH é portador do Linfoma não Hodgkin de Grandes Células B, doença que foi diagnosticada em junho do ano passado. Por ainda realizar tratamento de manutenção com anticorpos, ele não pode comparecer a eventos com grande público.
Fuad Noman foi reeleito no segundo turno das eleições municipais de Belo Horizonte com 53,73% dos votos (670.574 ao todo), contra 46,27% de Bruno Engler (577.537 votos).