Política

  1. Notícias
  2. Política
  3. “União é a força”, diz Zema em abertura da 10ª edição do Cosud, em Porto Alegre
Imagem: Cristiano Machado / Imprensa MG

“União é a força”, diz Zema em abertura da 10ª edição do Cosud, em Porto Alegre

Consórcio Sul Sudeste debate iniciativas conjuntas entre os estados em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul


Por Lucas Rage

“A união é a força”. A frase dita pelo governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), ditou o tom da 10ª edição do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), iniciado nesta quinta-feira (29) em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

Zema foi um dos governadores a discursar na cerimônia de abertura do evento, que reúne governadores e secretários públicos de Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

“Estamos aqui representando os estados brasileiros do Sul e Sudeste. São regiões que concentram mais de 100 milhões de pessoas, o que corresponde a quase 55% da população do Brasil, além de responder por quase 70% da produção nacional. Portanto, é um grupo muito representativo e que pode contribuir muito para o desenvolvimento do Brasil”, disse, em seu discurso.

Romeu Zema ressaltou, ainda, as similaridades entre os estados que compõem o Cosud.

"Somos estados dinâmicos, com uma produção robusta e demografia semelhante. Tudo isso faz com que possamos trabalhar juntos, de forma muito próxima, discutindo assuntos sérios que trarão melhorias e muito desenvolvimento econômico e social. Tenho certeza de que estamos no caminho certo”.


Eduardo Leite, governador do estado anfitrião, também ressaltou a importância de uma aliança entre os estados. “O Cosud é um evento que tem a oportunidade de fortalecer esses laços, trocar experiências e, também, de receber visitas e poder mostrar a nossa cultura, gastronomia e entretenimento”, enfatizou.

Leite ainda destacou temas que estarão em pauta nesta edição, que segue até sábado.
“Vamos dar foco à discussão dos governadores na questão da segurança pública e nas ações articuladas para o enfrentamento da criminalidade, em especial das facções criminosas. O Brasil assiste com preocupação às movimentações de grupos organizados do crime e entendemos que precisamos estar ainda mais próximos nesta pauta. Vamos tratar também, naturalmente, sobre questões climáticas, ações de Defesa Civil, Meio Ambiente e sustentabilidade, que também têm sido pautas que exigem ações integradas”, reforçou.

Compromissos

Nesta sexta-feira, os Grupos de Trabalho (GTs) discutem temas das 21 áreas elencadas nesta edição do Cosud, de Meio Ambiente, Segurança Pública, Assistência Social, Cultura, Infraestrutura, Saúde, Esporte, Turismo, Mobilidade, Educação, Desenvolvimento Econômico, Inovação, Tecnologia e Eficiência na Gestão.

Os assuntos envolvem a mobilização dos governadores e gestores dos estados que compõem o consórcio. Ao longo do dia, o governador Romeu Zema e o vice-governador
Professor Mateus também participam de compromissos relacionados à programação.

No fim do encontro, no sábado, os governadores farão a leitura e assinatura em conjunto da
Carta do Rio Grande do Sul, com novas diretrizes, e metas do consórcio.

(Com informações de Agência Minas)

Colunistas

Carregando...


Saiba mais