Saúde

  1. Notícias
  2. Saúde
  3. Em um mês, hospital temporário para dengue atendeu quase 4 mil pessoas em BH
Imagem: PBH/Divulgação

Em um mês, hospital temporário para dengue atendeu quase 4 mil pessoas em BH

Unidade funciona 24h por dia no bairro Alto Barroca


Por Da redação

Em funcionamento desde o dia 7 de março, o hospital de campanha da regional Oeste de BH, já realizou 3.711 atendimentos e 455 internações.

A unidade funciona 24 horas por dia na Rua Santa Cruz, 137 - Alto Barroca. São cinco consultórios e 40 leitos, além de cerca de 180 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e de farmácia e auxiliares administrativos. De acordo com o secretário municipal de Saúde, Danilo Borges Matias, em um momento de pressão assistencial diante de uma epidemia, o hospital temporário tem absorvido parte da demanda de pessoas com sintomas de arboviroses.

“Não podemos esquecer que, além da dengue, temos as outras doenças e a população precisa receber a mesma assistência de qualidade e de forma oportuna. Criar espaços específicos para o atendimento dos sintomáticos de dengue, zika e chikungunya aliviou a busca por cuidados médicos de pessoas com sintomas de arboviroses em nossas unidades de urgência. Essa estratégia adotada pela Secretaria Municipal de Saúde, de ampliar o acesso ao atendimento, tem apresentado bons resultados”, ressaltou.

A assistência no hospital temporário é prestada de forma espontânea, sem a necessidade de agendamento. O local tem capacidade para realizar 200 atendimentos por dia e, além de lá, está mantido o funcionamento de outros dois hospitais, nas regionais Norte e Venda Nova. O endereço dessas unidades, que também funcionam 24 horas por dia, pode ser verificado no portal da Prefeitura.

Assistência em outras unidades

Também estão abertos três Centros de Atendimento às Arboviroses (CAAs), nas regionais Centro-Sul, Barreiro e Noroeste/Odlion Behrens. Esses equipamentos são porta aberta e ofertam, durante todos os dias da semana, cuidado de forma espontânea às pessoas que apresentam febre, dor no corpo e de cabeça, especialmente atrás dos olhos, além de manchas vermelhas na pele.

Há ainda três Unidades de Reposição Volêmica (URVs) que funcionam 24 horas e recebem exclusivamente os usuários encaminhados de centros de saúde, CAAs e UPAs, e que precisam de hidratação venosa e assistência contínua.

(Com informações da PBH)

Colunistas

Carregando...


Saiba mais