Teve início nesta quarta-feira (5) a campanha de vacinação nas escolas municipais de Belo Horizonte. As nove regionais da capital mineira estão contempladas na ação. O objetivo é vacinar crianças de 6 meses a 5 anos e servidores da educação, independentemente da idade.
Estão disponíveis para o público infantil os imunizantes da poliomielite (paralisia infantil), sarampo, rubéola, caxumba, varicela, febre-amarela, meningite, covid-19 e gripe. Para os servidores, as vacinas oferecidas são para gripe, meningite e Covid-19.
Segundo o Secretário Municipal de Saúde, Danilo Borges Matias, existe um alerta para a imunização de doenças que ainda estão com baixa adesão vacinal. “A gente tem uma preocupação especial em relação à gripe, principalmente no grupo das crianças. Mas também a cobertura da vacinação da Covid, porque a gente sabe a importância de se prevenir e evitar agravos à saúde”, esclarece.
Vale lembrar que, de acordo com a Prefeitura de BH, a aplicação dos imunizantes nas crianças depende da permissão dos pais ou responsáveis, que também precisam assinar um termo de autorização. No documento é preciso informar se a criança possui contraindicação a algum imunizante e se faz o uso de medicamentos. Já os trabalhadores das unidades devem apresentar cartão de vacina para realizar a imunização. “É importante cada um de nós estar protegido para proteger a coletividade. As vacinas são seguras, podem ser tomadas coletivamente, têm baixíssimos efeitos colaterais e o benefício é enorme”, pontua o Secretário.