O Hospital Luxemburgo, referência em tratamento oncológico em Minas Gerais, dá um grande passo para ampliar o acesso à saúde pública. A partir de agora, a instituição passa a atender exclusivamente pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e anuncia uma série de investimentos para expandir seus serviços e aumentar o número de leitos disponíveis.
A expansão inicial prevê um aumento de 90 leitos, passando de 216 para 306, com potencial de chegar a 343 nos próximos dois anos. A oferta de leitos de UTI também será ampliada, passando de 14 para 50.
Além disso, a expansão oferecerá novas especialidades, como cardiologia e neurologia. Também passarão a ser realizados transplantes de medula óssea, um tratamento fundamental para diversas doenças hematológicas e oncológicas.
A partir de agora, os pacientes de planos de saúde e particulares serão gradualmente transferidos para uma nova unidade hospitalar, que será inaugurada no segundo semestre de 2025. Essa nova unidade faz parte da expansão da Rede Mário Penna e será divulgada em breve.
A iniciativa, que conta com o apoio do Ministério da Saúde, promete reduzir as filas de espera e oferecer um cuidado mais rápido para a população.