A partir deste mês de novembro, pacientes que aguardam por cirurgias eletivas do SUS poderão escolher os hospitais para realização dos procedimentos, por meio de projeto piloto do governo do Estado, iniciado em Montes Claros, no Norte de Minas.
A iniciativa, promovida pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e a Secretaria de Saúde do município, vai contemplar seis procedimentos: cirurgia de vesícula (com ou sem videolaparoscopia), hérnia inguinal (unilateral ou bilateral) e hérnia umbilical e incisional, que poderão ser realizados em cinco hospitais de Montes Claros.
Segundo informações do governo, a partir de janeiro, mais 80 cidades pactuadas com Montes Claros também serão incluídas no projeto. Os demais municípios participantes ainda não foram divulgados.
Os hospitais participantes em Montes Claros são:
Hospital Aroldo Tourinho
Hospital das Clínicas Doutor Mário Ribeiro da Silveira
Hospital Dilson Godinho, Hospital Santa de Casa de Montes Claros
Hospital Universitário Clemente de Faria, da Unimontes
Para utilizar o serviço, os usuários serão cadastrados pelos municípios e receberão as comunicações sobre os procedimentos para que realizem a escolha do hospital de preferência.
Ainda de acordo com o governo, os usuários poderão acompanhar a previsão de giro da fila por prestador hospitalar e por procedimento. "Quanto mais a instituição tiver giro, significa que está atendendo um número maior de pacientes para a realização dos procedimentos, o que vai auxiliar na escolha da melhor instituição para o caso", informou o governo em nota.