Saúde

  1. Notícias
  2. Saúde
  3. Postos de saúde de BH vão funcionar durante o feriado prolongado para atender a população
Imagem: Amira Hissa/PBH

Postos de saúde de BH vão funcionar durante o feriado prolongado para atender a população


Por Da redação

A Prefeitura de Belo Horizonte irá garantir assistência às pessoas com sintomas de dengue, chikungunya e zika durante todo feriado prolongado. Nesta quinta-feira (28), ponto facultativo, todos os centros de saúde da capital funcionarão das 7h às 17h para atender a população. Especificamente as unidades Efigênia Murta de Figueiredo (Nordeste), João Pinheiro (Noroeste), Confisco (Pampulha) e Rio Branco (Venda Nova) manterão o horário estendido, com funcionamento das 7h às 22h. Nessa data haverá aplicação de vacinas em todos os 152 equipamentos, das 8h às 17h.

Na sexta-feira (29), sábado (30) e domingo (31), feriado e fim de semana, a Secretaria Municipal de Saúde manterá 12 centros de saúde em funcionamento para atender as pessoas que apresentam febre, dores musculares e nas articulações, manchas vermelhas na pele, dor de cabeça ou atrás dos olhos, náuseas ou vômitos. É importante destacar que não haverá aplicação de nenhuma dose de vacina nesses três dias.

Confira as unidades e os horários de funcionamento:

Barreiro

Centro de Saúde Francisco Gomes Barbosa/ Tirol: das 7h às 19h

Centro-Sul

Centro de Saúde Carlos Chagas: das 7h às 19h

Leste

Centro de Saúde Vera Cruz: das 7h às 19h

Nordeste

Centro de Saúde São Paulo: das 7h às 19h

Centro de Saúde Conjunto Paulo VI: das 7h às 19h

Norte

Centro de Saúde Aarão Reis: das 7h às 19h

Centro de Saúde Floramar: das 7h às 19h

Pampulha

Centro de Saúde Santa Terezinha: das 7 às 19h

Venda Nova

Centro de Saúde Jardim Europa: das 7h às 19h

Centro de Saúde Santa Mônica: das 7h às 19h

Centro de Saúde Serra Verde: das 7h às 19h

Centro de Saúde Rio Branco: das 7h às 22h

Os endereços de todos os centros de saúde podem ser verificados no portal da Prefeitura. Cabe reforçar que o cenário epidemiológico e assistencial da cidade é monitorado diariamente e as estratégias podem mudar sempre que necessário. Considerando uma redução na busca por cuidados médicos em centros de saúde durante os finais de semana, o quantitativo de unidades abertas será mantido, neste momento. Nos dias 16 e 17 de março, por exemplo, foram assistidas 2.722 pessoas nessas unidades. Já em 23 e 24 de março outros 2.371 pacientes foram atendidos nas unidades. Uma diminuição de cerca de 12% na demanda.

Assistência em outras unidades

Além dos centros de saúde, as nove Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) funcionarão diariamente, por 24 horas. A Prefeitura também mantém o funcionamento de dois hospitais temporários, nas regionais Oeste e Venda Nova, e de um hospital de campanha, na regional Norte.

Estão abertos ainda três Centros de Atendimento às Arboviroses (CAAs), nas regionais Centro-Sul, Barreiro e Noroeste. Esses equipamentos são porta aberta e ofertam, durante todos os dias da semana, cuidado de forma espontânea às pessoas que apresentam febre, dor no corpo e de cabeça, especialmente atrás dos olhos, além de manchas vermelhas na pele.

Também estão funcionando, durante 24 horas, três Unidades de Reposição Volêmica (URVs), que recebem exclusivamente os usuários encaminhados de centros de saúde, CAAs e UPAs, e que precisam de hidratação venosa e assistência contínua. Há também uma URV no Hospital Júlia Kubitschek, no Barreiro, e outra no Hospital Infantil João Paulo II, na Centro-Sul, que foram abertas em parceria com a Fhemig e atendem os usuários durante 24 horas.

Os endereços desses locais também podem ser verificados no portal da PBH: prefeitura.pbh.gov.br

(Com informações da PBH)

Colunistas

Carregando...


Saiba mais