Saúde

  1. Notícias
  2. Saúde
  3. Site do Ministério da Saúde é hackeado; informações de vacinas do ConnecteSUS são apagadas
Imagem: Reprodução /ConnecteSUS

Site do Ministério da Saúde é hackeado; informações de vacinas do ConnecteSUS são apagadas

Grupo criminoso afirma ter deletado 50 terabytes de informações sobre a vacinação no Brasil


Por Lucas Rage

Quem usou o aplicativo ConecteSUS para acessar o registro de vacinas encontrou problemas na ferramenta, na manhã desta sexta-feira (10).

 Ao tentar conferir o comprovante digital de imunizantes, o usuário se deparou com a seguinte mensagem:

“Aguarde 10 dias úteis para que seu registro de vacinas apareça no ConecteSus, caso isso não aconteça, busque o estabelecimento de saúde onde você tomou a vacina e solicite o registro na Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), Ministério da Saúde”. A Rede 98 tentou acessar o aplicativo às 8h33 da manhã desta sexta, e verificou a mensagem.

 A falha no sistema do ConecteSus se iniciou após um ataque hacker, tanto ao aplicativo quanto à página do Ministério da Saúde, que está atualmente fora do ar.

Segundo os criminosos, 50 terabytes de dados foram copiados e excluídos.

"Passaporte da vacina"

O ConecteSUS é utilizado atualmente como ferramenta digital que comprova a vacinação contra a Covid-19 no Brasil. O aplicativo vale, por exemplo, como “passaporte da vacina” para estabelecimentos que exijam a imunização contra o Novo Coronavírus.

O ataque acontece um dia antes entrar em vigor no país a medida que exige quarentena de 5 dias para viajantes não vacinados ou recém-vacinados contra a Covid-19 que aterrissem no Brasil.


Colunistas

Carregando...


Saiba mais