O chatbot DeepSeek, lançado na semana passada por uma empresa chinesa de inteligência artificial, causou turbulência no mercado de tecnologia ao superar concorrentes como o ChatGPT, da OpenAI.
Nesta segunda-feira (27/01), ele se tornou o assistente digital gratuito mais baixado nos EUA, à frente dos concorrentes mais famosos, e também foi o app mais bem avaliado da loja da AppleStore. A ferramenta vive um momento de ascensão na semana em que EUA estão restringindo a venda de tecnologia de chips à China.
A popularidade repentina do aplicativo surpreendeu os mercados financeiros dos EUA e da Europa. Ações de grandes big techs, como Microsoft e Google, viram suas negociações despencarem na bolsa americana, nesta segunda-feira (27), e enfrentam o recuo de grandes investidores.
A startup chinesa DeepSeek anunciou, também nesta segunda-feira, que vai restringir temporariamente novos cadastros na plataforma devido a "ataques maliciosos em larga escala" contra a ferramenta.
Segundo a empresa do app, fundado em 2023, o assistente digital usa menos dados e custa menos do que os modelos de empresas estabelecidas, possivelmente marcando um ponto de virada nos investimentos para inteligência artificial generativa em todo mundo, pois precisa de menos poder computacional com maior potencial para transformar a indústria.