Bento Gonçalves está localizada no nordeste do Rio Grande do Sul e juntamente com os municípios de Garibaldi e Monte Belo do Sul formam o famoso Vale dos Vinhedos, região onde os primeiros imigrantes italianos chegaram e plantaram suas parreiras no ano de 1875. E nessa região são produzidos os melhores e mais premiados vinhos brasileiros.
O que fazer no Vale dos Vinhedos?
Visitar as mais de 30 vinícolas estabelecidas na região, com destaque para a Miolo, Casa Valduga, Salton e Aurora. Além de vinhos tintos, roses e brancos, a região também produz espumantes, sucos de uva, geleias, azeites e cosméticos a base de uvas.
Além das visitas turísticas, as experiências de enoturismo incluem degustações e almoços harmonizados.
Outro destaque é a gastronomia. São 19 restaurantes que oferecem como especialidade: carnes - com destaque para o churrasco gaúcho e o galeto, e a comida italiana, que inclui: massas, risotos, pizzas e pães.
Hospedagem no Vale dos Vinhedos
Existem pouco mais de 10 meios de hospedagens nessa região. Eu fiquei hospedado no extraordinário Hotel Spa do Vinho [www.spadovinho.com.br], eleito o melhor spa do Brasil, que oferece experiências como: Picwine nos vinhedos (piqunique dentro dos vinhedos), sunset harmonizado (com 3 taças e tábua de frios), Winefligth (5 taças de vinhos harmonizadas com fingerfoods), Promenade (visita ao Garden com degustação de 3 taças de vinho da barrica) e Ritual Romântico Merlot (banho vinoterápico para casal, com direito a massagem relaxante, escalda pés e massagem craniana). Ahhhh, e no Hotel Spa do Vinho tem degustação orientada na adega, todos os dias, às 16 horas. Detalhe: essa experiência já incluída no preço da diária dos hóspedes.
#SeLigaNaDica: A melhor época para visitar o Vale dos Vinhedos é de janeiro a março. É o período da vindima, onde os visitantes podem colher as uvas nos parreirais e até mesmo fazer a “pisa” da uva, que é esmagar as uvas com os pés dentro dos barris de madeira. É uma experiência única e instagramável. Outra dica valiosa é fazer as reservas antecipadas para as visitas nas vinícolas e nos restaurantes, em especial na alta temporada, isso para que você tenha o melhor aproveitamento do seu roteiro.
Quer saber mais sobre viagens e destinos? Siga o nosso Instagram [@seliganatrip.oficial]. Até o nosso próximo programa!