A temporada brasileira de cruzeiros marítimos 2024-2025 terá 170 dias de duração, começando em novembro/24 e finalizando em abril/25, com oferta de 862 mil leitos. No total, as embarcações tem previsão inicial de percorrer mais de 200 roteiros com 18 destinos diferentes, dentre eles: Angra dos Reis/RJ, Balneário Camboriú/SC, Búzios/RJ, Fortaleza/CE, Ilhabela/SP, Ilha Grande/RJ, Ilhéus/BA, Porto Belo/SC e Recife/PE.
O Brasil receberá oito embarcações que farão roteiros regulares no litoral brasileiro, sendo cinco navios da MSC Cruzeiros (MSC Armonia, MSC Grandiosa, MSC Orchestra, MSC Seaview e MSC Splendida) e três navios da Costa Cruzeiros (Costa Diadema, Costa Favolosa e Costa Pacífica), que partirão de seis portos: Santos/SP, Rio de Janeiro/RJ, Salvador/BA, Maceió/AL, Itajaí/SC e Paranaguá/PR.
O navio é um “hotel flutuante” que oferece uma estrutura completa de hospedagem, alimentação e lazer, com o detalhe que carregam em média de 3,5 a 5 mil passageiros. Em geral, os navios incluem todas as refeições no buffet e nos restaurantes principais, shows e espetáculos variados, entretenimento a bordo, recreação, piscinas, sauna, spa, academia, quadras esportivas, lounges, bares com música ao vivo e cassino (sendo que é proibido no Brasil). Uma grande vantagem das viagens de navio é que o passageiro pode conhecer vários destinos sem ficar fazendo check-ins e check-outs em cada ponto de parada.
Existem viagens de navio a partir de R$ 1.306 (por pessoa) em cabine dupla interna para um roteiro de três noites, saindo no dia 19/11/2024, no Navio Costa Pacífica, no trajeto: Salvador, Rio de Janeiro e Santos. Esse preço inclui taxas e seguros, mas o passageiro não tem direito a escolher a cabine e o turno de refeições. Para quem deseja um cruzeiro marítimo mais longo, o Navio MSC Orchestra, sai do Rio de Janeiro no dia 14/12, indo para Ilhéus, Salvador, Búzios e Rio de Janeiro, cumprindo um roteiro de seis noites. O preço sai a partir de R$ 3.413 (por pessoa) em cabine dupla interna, incluindo taxas e seguro.
#SeLigaNaDica: Antecipação de compra é um dos trunfos para quem deseja viajar de navio. Quanto antes você conseguir reservar a data da sua viagem, maiores serão as chances de pagar mais barato. Outro assunto que é muito importante é sobre como comprar um cruzeiro marítimo: o viajante pode comprar esse tipo de viagem diretamente do site da companhia marítima, mas eu recomendo fortemente que essa aquisição seja realizada através de uma agência de viagem. O serviço do agente de viagem precisa ser valorizado e suas dicas podem transformar momentos trágicos em momentos mágicos, especialmente na orientação em relação a documentação, escolha de cabines, turno de refeições, pacote de bebidas, itens proibidos, seguro e taxas operacionais (taxas portuárias e gorjetas).
Quer saber mais sobre viagens e dicas de destinos? É só seguir e maratonar o nosso Instagram [@seliganatrip.oficial]. Até o nosso próximo destino!