Turismo

  1. Entretenimento
  2. Turismo
  3. Minas Gerais estará presente em Paris
Imagem: Divulgação COI

Minas Gerais estará presente em Paris


Cristiano Lopes

Entretenimento

Bacharel em Turismo, colunista do Se Liga Na Trip, do programa Radiocast


O Comitê Olímpico do Brasil [COB] já está pronto para atuar fora das quadras, piscinas e pistas na divulgação da cultura, gastronomia e turismo do Brasil durante a 33º edição dos Jogos Olímpicos da Era Moderna que será disputado em Paris, na França.

A Casa Brasil está instalada no Parc de la Villette e conta com uma área construída de 5 mil metros quadrados, contemplando como estrutura: dois palcos para shows e apresentações, estandes para os 27 estados brasileiros e quadras de futebol, vôlei de praia, basquete e skate para que os visitantes possam praticar atividades esportivas e participar de clínicas especializadas. Além do Brasil, vários outros países também estarão representados nesse espaço que reunirá torcedores, atletas, autoridades e imprensa, funcionando como um grande hub turístico na capital francesa. A estimativa de público dos Jogos Olímpicos, de acordo com os organizadores, é receber aproximadamente 15 milhões de pessoas que estarão circulando pela Cidade Luz ao longo dos 17 dias das Olimpíadas e dos 12 dias das Paralimpíadas.

Vale ressaltar que as Olimpíadas e as Paralimpíadas de Paris 2024 terão um sabor e um tempero ainda mais especial para os mineiros: a presença da gastronomia no quiosque de Minas Gerais. O projeto Minas Bar é realizado pelo Governo de Minas com o patrocínio da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), em parceria com a Plataforma Fartura, uma referência na produção de conteúdos e experiências gastronômicas do Brasil. O principal objetivo do projeto Minas Bar é divulgar a cultura e a gastronomia mineira aproveitando a envergadura internacional do mais importante evento esportivo do planeta, atraindo eventos esportivos e culturais para o estado.

O Minas Bar servirá pratos raízes da gastronomia mineira, com menu assinado pelo chef Henrique Gilberto, fundador da Cozinha Tupis e atual sócio da Cervejaria Viela e da Pizzaria Forno da Saudade. Produtos mineiros típicos e tradicionais de várias regiões do estado como queijos artesanais, cachaça, porco, frango, milho, mandioca, pão de queijo, pão de queijo recheado, café, doces como goiabada cascão e doce de leite serão itens servidos diariamente para uma média de 3 mil turistas que deverão visitar o quiosque de Minas Gerais. A expectativa é que até 80 mil pessoas possam ser impactadas com a experiência gastronômica memorável e afetiva proporcionada pela culinária mineira. Da Cozinha Tupis, empreendimento que fica no Mercado Novo, o chef Henrique Gilberto vai preparar o frango a Paçoquinha, que é a tulipinha de frango lambuzada em molho apimentado e farelo de paçoquinha e o torresmo com limão. O chef também vai fazer duas homenagens ao Comercial Sabiá, estabelecimento icônico que fica no Mercado Central, onde apresentará as versões próprias inspiradas no pão de queijo com pernil e queijo e a broa de milho. HUMMM, deu até água na boca.

Curiosidades sobre as Olimpíadas de Paris 2024

A 33º edição dos Jogos Olímpicos de Paris 2024 serão realizados oficialmente de 26 de julho a 11 de agosto de 2024, enquanto os Jogos Paralímpicos ocorrerão de 28 de agosto a 8 de setembro. As competições olímpicas de futebol e rugby começaram ontem, dia 24 de julho, dois dias antes da Cerimônia de Abertura. Para conferir o calendário olímpico, acesse o site: https://olympics.com/pt/paris-2024/calendario

Paris se juntará a Londres como as únicas cidades que sediaram três vezes os Jogos Olímpicos. Os Jogos foram em Paris em 1900, 1924 e agora em 2024, enquanto Londres sediou os Jogos em 1908, 1948 e 2012.

Pela primeira vez na história dos Jogos Olímpicos, a cerimônia de abertura de Paris 2024 não será realizada em um estádio.

45 modalidades esportivas serão disputadas nos Jogos Olímpicos de Paris, envolvendo aproximadamente 10.500 atletas.

Após mais de um século de sua existência, as Olimpíadas 2024 terão paridade de homens e mulheres: os países são obrigados a enviar, pelo menos, mesma quantidade de atletas mulheres em comparação aos homens. E o Brasil não só cumpriu a exigência, como ultrapassou a marca: pela primeira vez na história, as mulheres serão maioria. Do total de 277 atletas que representarão o Brasil, 153 atletas são mulheres, que corresponde a 53% da delegação brasileira.

Entre os esforços por medidas mais conscientes com o meio ambiente, a Vila dos Jogos Olímpicos foi construída utilizando significativa quantidade de materiais ecológicos, aproximadamente 60% do cardápio para os atletas será vegetariano e como medida política sócio-urbana, após o evento esportivo o local será transformado em um bairro composto por 40 edifícios que totalizam 3 mil apartamentos.

As próximas edições dos Jogos Olímpicos acontecerão em Los Angeles, nos Estados Unidos em 2028 e em Brisbane, na Austrália em 2032.

 Quer saber mais sobre viagens e dicas de destinos e roteiros turísticos? Acesse o nosso Instagram [@seliganatrip.oficial]. Até o nosso próximo destino!

* Esta coluna tem caráter opinativo e não reflete o posicionamento do grupo.
Colunistas

Carregando...


Saiba mais