Os variados e valiosos atrativos dos patrimônios históricos e culturais da Estrada Real impressionam pela beleza, seja pela simplicidade ou grandeza dos monumentos. Em grande parte, os monumentos arquitetônicos contam a história por meio de construções e obras de arte.
As cidades da Estrada Real guardam tesouros arquitetônicos, e destacamos hoje as obras de Antônio Francisco Lisboa – Aleijadinho, um artista gênio que lutou contra uma doença degenerativa, o que nunca o impediu de realizar trabalhos incomparáveis na pintura, escultura e desenho.
Aleijadinho nasceu em Ouro Preto em torno de 1730 e morreu em 1814. Era filho do mestre de obras português Manuel Francisco Lisboa e foi acompanhando o pai nas obras que aprendeu o ofício de esculpir.
O primeiro projeto de Antônio Francisco foi um desenho para o chafariz do pátio do Palácio dos Governadores, na Praça Tiradentes, em Ouro Preto. Foi um importante arquiteto, escultor e entalhador do período colonial.
Suas obras estão em várias igrejas brasileiras, mas principalmente nas cidades históricas de Minas Gerais, onde o artista aprendeu a trabalhar. Fizemos uma lista de cidades na Estrada Real onde é possível encontrar traços da genialidade de Aleijadinho.
Barão de Cocais - A planta da igreja foi projeto pioneiro de Aleijadinho e se tornou a referência para as demais igrejas que tiveram projetos dele em Minas Gerais.
Portada do Santuário de São João Batista feita em pedra-sabão.
Aleijadinho participou como escultor, primeiramente na imagem de São João Batista, de pedra-sabão, colocada no nicho da fachada principal e, depois, no interior da igreja, na tarja do arco-cruzeiro, também entalhada na mesma pedra.
Caeté - A imagem, chamada de “A Pietà de Minas” - Maria segura Cristo morto em seus braços, localizada no Santuário da Serra da Piedade, merece destaque. A peça possui mais de 100 kg e 1,25 metros de altura.
Na Matriz Nossa Senhora do Bom Sucesso, há as imagens de Nossa Senhora do Carmo e Santa Luzia feitas em madeira.
A Pietà de Minas - Foto: Cezar Félix
Congonhas - O maior conjunto de obras do mestre encontra-se em Congonhas: Os Profetas, em pedra-sabão, e A Paixão de Cristo, em madeira.
12 profetas, esculpidos em pedra-sabão, no adro do Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos.
66 esculturas em cedro, em tamanho natural, nas capelas dos Passos da Paixão de Cristo, no Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos.
Coroa de Nossa Senhora sobre a arca de Noé, guirlanda com três anjos e símbolos da eucaristia, na portada da Matriz de Nossa Senhora da Conceição.
Mariana - Berço da religiosidade mineira, Mariana possui no seu acervo, no Museu Arquidiocesano de Arte Sacra, Bustos-relicários de Santo Hilário e Santo Athanásio, e as imagens de São João Nepomuceno e São Joaquim, todas em madeira. Elas pertenceram ao Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos.
Nova Lima - Altares em madeira, que pertenceram à igreja da Fazenda da Jaguara, em Matozinhos, construída em 1786. Em 1904, após reformas na Fazenda, as talhas foram transferidas para a Matriz de Nossa Senhora do Pilar, no centro de Nova Lima.
Ouro Preto - Terra natal do escultor e onde abriga os seus restos mortais, visitar Ouro Preto é uma boa maneira de conhecer as obras de Aleijadinho.
Anjo tocheiro, em madeira, que fica na sala dedicada a Aleijadinho no Museu da Inconfidência.
Lavabo da sacristia e portada, em pedra-sabão, da Igreja de Nossa Senhora do Carmo.
Portada da Igreja do Senhor Bom Jesus do Matosinhos (São Miguel e Almas), em pedra-sabão.
Desenho da capela-mor da Igreja de Nossa Senhora das Mercês e Perdões.
Desenho da capela-mor da Igreja de São Francisco de Paula.
Quatro leões de essa e imagem de São Francisco de Paula, no Museu Aleijadinho, todos em madeira.
Fachada e púlpitos, em pedra-sabão, da Igreja de São Francisco de Assis e lavabo da sacristia no mesmo material, e talha da capela-mor, em madeira.
Sabará - A cidade reserva espaço para obras importantes de Aleijadinho.
Imagem de Santana Mestra (1770), no Museu do Ouro. A peça é procedente da Capela de Nossa Senhora do Pilar do Hospício da Terra Santa de Sabará.
Dois atlantes em madeira, e fachada, em pedra-sabão, da Igreja de Nossa Senhora do Carmo.
Imagens de São Simão Stock e São João da Cruz, em madeira, da Igreja de Nossa Senhora do Carmo.
São João DelRei - As igrejas de São Francisco de Assis e Nossa Senhora do Carmo possuem portadas exclusivas.
Portada da Igreja de Nossa Senhora do Carmo, em pedra-sabão.
Portada, em pedra-sabão, e altares laterais, em madeira, da Igreja de São Francisco de Assis.
Tiradentes - Uma das obras-primas do barroco mineiro, a Matriz de Santo Antônio temo desenho da fachada da marca do Aleijadinho, que fez também as esculturas da portada.
Sendo o mais antigo e principal templo católico de Tiradentes, a matriz de Santo Antônio foi construída a partir de 1710.
Matriz de Santo Antônio - Foto: PedroVilela MTur (Flirck)
Visitar os locais com as obras de Aleijadinho, mestre reconhecido internacionalmente, é uma experiência inesquecível. É preciso viajar, conhecer e observar para sentir o clima de uma grandiosa história! Estrada Real: Uma estrada, seu destino!