Turismo

  1. Entretenimento
  2. Turismo
  3. Os encantos de Brumadinho
Imagem: Site visitebrumadinho.mg.gov.br

Os encantos de Brumadinho

Localizado nas encostas da Serra do Rola moça, é um dos pontos turísticos mais importantes da grande BH


Daniel Magalhães Junqueira

Entretenimento

Coluna de Turismo assinada por Daniel Magalhães Junqueira - Presidente do Instituto Estrada Real


Brumadinho é um dos mais importantes pontos turísticos da região da grande Belo Horizonte, localizado nas encostas da Serra do Rola Moça, numa área de preservação ambiental, com práticas de esportes de aventura. Destino ideal para amantes de natureza, cultura e gastronomia.

O nome "Brumadinho" deriva-se do nome do povoado que deu origem à cidade, Vila do Brumado do Paraopeba e as brumas, comuns em toda a região montanhosa. Localizada no Vale do Paraopeba, Brumadinho possui, além de belezas naturais, riquezas históricas e culturais. A história de Brumadinho se mistura com a cultura afro-brasileira. Depois de séculos, o município ainda preserva as raízes da cultura afrodescendente no Distrito de São José do Paraopeba.

As comunidades Quilombolas de Marinhos, Ribeirão, Rodrigues e Sapé formam a Região Quilombola, que teria surgido em meados do século XVIII, quando um fazendeiro e dono de escravos doou uma pequena parte da propriedade a um escravo. Passado algum tempo, outros negros da região foram morar nas proximidades, em casas feitas de pau a pique e sapé, daí a origem do nome “sapé”. O quilombo Sapé, mantém vivas suas tradições nas ruas de pedra, na religiosidade, com Congado e a Guarda de Moçambique, atrativo cultural importante na cidade. O turista pode conhecer as capelas e igrejas construídas por escravos na região e uma fábrica de cerâmica.

Museu Inhotim - Foto: Site visitebrumadinho.mg.gov.br

A cidade acolhe uma das maiores preciosidades culturais e naturais do país: o Instituto Inhotim, belíssima combinação de museu de arte contemporânea com jardim botânico. O local ganhou o título de maior museu de arte contemporânea a céu aberto da América Latina e possui mais de quatro mil espécies de plantas. Em Inhotim, o visitante tem diante de si inúmeras possibilidades de caminhos e percursos, ora se deparando com obras de arte, ora com espécies raras de planta. Não há como sugerir um único trajeto. Não há roteiros predefinidos. O melhor é se entregar à experiência.

A geografia e o clima da região são convidativos, e só a paisagem que se tem no acesso à localidade pelo Parque Estadual da Serra do Rola Moça já vale uma linda vista da região. O Parque faz parte de Brumadinho, com belas montanhas e repleto de mirantes e trilhas para caminhadas. Um passeio imperdível pelo terceiro maior parque em área urbana do país e um dos territórios verdes mais importantes de Minas Gerais. Lá está localizado a quase 1.400 metros o Mirante Morro dos Veados, que oferece uma ampla vista da região de Brumadinho ao visitante.

A vegetação do Parque é rica e diversificada, sendo possível encontrar espécies como orquídeas, jacarandás, cedros, jequitibás, entre outras. A área também é habitat natural de espécies ameaçadas de extinção como a onça parda, a jaguatirica, lobo-guará, o gato-do-mato, o macuco e o veado campeiro.

Parque Serra do Rola Moça - Foto: Site visitebrumadinho.mg.gov.br

No quesito gastronomia, acontece anualmente o tradicional Brumadinho Gourmet, que consolida a vocação culinária local e as identidades culinárias regionais. O festival traz o melhor da arte, cultura e gastronomia, privilegiando os restaurantes e chefes de cozinha da cidade mineira para que possam divulgar seus pratos.

Tradição, qualidade e um dedo de prosa são os principais atrativos da Rota da Cachaça. Criadas a partir de pesquisas e muita dedicação nas histórias, causos e contos de Brumadinho e seu entorno, a Rota da Cachaça é composta por diversas experiências agregando o que há de mais mineiro e vivencial, em contato direto com a comunidade. O turista poderá experimentar os sabores e prazeres proporcionados por essa bebida nobre que com seu sabor e mergulhar nas tradições e raízes de Minas Gerais.

Para os amantes de esportes de aventura, a Serra da Moeda, é uma parada obrigatória. Asas delta, parapentes e até balões colorem os céus da região ao cair da tarde, atraindo os olhares curiosos dos turistas para a área de decolagem, que está a 1.450 metros do nível do mar. É de lá que se descortina todo o encanto da Serra da Moeda. A Serra abriga duas rampas naturais com boa inclinação para a prática do voo livre, a Moedinha, a 170 metros de altura, e a Moedão, a 580 metros.

As Ruínas do Forte, conjunto Histórico e Paisagístico localizado na Serra da Calçada, guardam segredos e mistérios. Mesmo se tratando de ruínas de pedras, a estrutura está em bom estado de conservação e tem simplicidade e características peculiares. Datado do século XVIII, o Forte de Brumadinho foi uma área de tráfego de pessoas e mercadorias, e tem elementos arquitetônicos e construtivos típicos da época.

Brumadinho é uma cidade cheia de histórias e cercada por belas serras! Aproveite para conhecer melhor o município e ter experiências turísticas únicas. Estrada Real: Uma estrada, seu destino!


* Esta coluna tem caráter opinativo e não reflete o posicionamento do grupo.
Colunistas

Carregando...


Saiba mais