Na semana passada começamos a nossa viagem pela Rota dos Vinhos do Sul de Minas Gerais por Andradas, cidade considerada a Capital do Vinho do estado. No programa falamos sobre o enoturismo, que é o turismo motivado pela apreciação e degustação de de vinhos e destacamos a Vinícola Stella Valentinoe a Casa Geraldo. Hoje vamos continuar o percurso por outras cidades mineiras e apresentar mais vinícolas que produzem vinhos de qualidade e ainda recebem turistas. Vem comigo e #SeLigaNaTrip!
Três Pontas
Tudo começou no ano de 2006 quando Eduardo Junqueira Nogueira Junior, quinta geração de uma tradicional família de cafeicultores de Três Pontas, cidade localizada a 290 km de Belo Horizonte, sofreu um ataque cardíaco e precisou repensar seus hábitos alimentares. Seu médico receitou uma taça de vinho por dia. Dessa forma, teve a grande ideia de começar a produzir seu próprio vinho.
As primeiras mudas de syrah, cabernet sauvignon e sauvignon blanc foram encomendadas e plantadas, no final do ano de 2009, na Fazenda Capetinga. As plantas se desenvolveram bem e então passaram a produzir vinhos tintos, brancos e rosês e espumantes.
A ideia do nome Maria Maria veio através da amizade de Eduardo com Milton Nascimento, seu conterrâneo, em umas de suas frequentes visitas na Fazenda Capetinga.
A vinícola Maria Maria produz seis rótulos e já faturou 15 prêmios nacionais e internacionais. As visitas de experiência duram aproximadamente três horas e meia, incluem degustação de cinco rótulos, acontecem aos sábados e custam 300 reais.
Imagem: Divulgação (Vinícola Maria Maria)
Site: www.vinhosmariamaria.com.br | Instagram: @vinhosmariamaria
São Gonçalo do Sapucaí
A Vinícola Bárbara Eliodora é uma empresa familiar que nasceu do sonho de um produtor rural de produzir vinhos e experiências de excelência. Fundada em 2015, está localizada em São Gonçalo do Sapucaí, município distante 322 km de Belo Horizonte. A inspiração da vinícola se dá através da figura marcante de Bárbara Eliodora Guilhermina da Silveira e tem como missão homenagear sua história com personalidade e delicadeza. A Vinícola Bárbara Eliodora produz nove rótulos, sendo: quatro de vinhos tintos Gran Reserva, dois de vinhos tintos, dois de vinhos rosés e um de sauvignon blanc. As visitas de experiência duram aproximadamente duas horas e meia e possuem quatro etapas: caminhada pelos vinhedos para conhecer a plantação de uva e a história da fazenda, conhecer a área de produção e expedição dos vinhos, adentrar dentro das caves onde ficam armazenados os vinhos que são cuidadosamente envelhecidos dentro das barricas de carvalho francês e degustação de três rótulos com seis tipos de queijos e pães. O valor da visita é 199 reais e acontecem de domingo a domingo e o WineBar de quinta-feira a domingo.
Site: www.vinicolabarbaraeliodora.com.br | Instagram: @vinicola.barbaraeliodora
Gonçalves
A Vinícola Artesã foi criada no conceito “Mantiqueira to Glass” e produz oito rótulos. Junto aos vinhedos localizados em Gonçalves, município distante 457 km de Belo Horizonte, a Artesã apresenta uma experiência completa de enoturismo, gastronomia e hospedagem em parceria com o Restaurante Sauá e a Pousada Bicho do Mato. A vinícola oferece Tour no Vinhedo e Degustação de Vinhos, que duram aproximadamente 90 minutos, incluem degustação de três rótulos harmonizados com seis tipos de queijos artesanais de pequenos produtores da Serra da Mantiqueira no valor de 152 reais e Degustação de Vinhos, que acontece apenas as sextas-feiras, incluindo três rótulos que são harmonizados com os mesmos queijos da outra experiência no valor de 120 reais. A Vinícola Artesã ainda conta com Wine Bar e empório.
Site: www.vinicolaartesa.com.br | Instagram: @vinicola.artesa
Caldas
Município localizado a 462 km de Belo Horizonte é o local onde está instalada a Vinícola Estrada Real, fundada em 2001. A Vinícola Estrada Real possui plantação das uvas syrah em Três Corações, das uvas sauvignon blanc em São Gonçalo do Sapucaí e das uvas chardonnay blanc em Caldas, que serão transformadas em vinhos e espumantes. A vinícola produz o vinho Primeira Estrada e possui nove rótulos. As visitas de experiência acontecem em Caldas e duram cerca de duas horas, incluindo degustação de seis rótulos e acontecem as sextas-feiras, sábados e domingos, com valor de 230 reais.
Site: www.vinicolaestradareal.com.br | Instagram: @vinicolaestradareal
Cordislândia
No município de Cordislândia, distante 341 km de Belo Horizonte, começaram a ser plantados os vinhedos da Vinícola Luiz Porto no ano de 2004, sendo que os primeiros lotes de vinhos foram comercializados somente em 2013. Atualmente, a toda parte produtiva da Vinícola Luiz Porto, que possui 13 rótulos, está estabelecida em Tiradentes, mesmo local onde acontecem as visitas de experiência, que tem duração aproximada de duas horas, incluindo degustação de quatro rótulos e tábuas de queijos regionais. As visitam acontecem as sextas-feiras, sábados e domingos, e custam 165 reais. Então essa vinícola é meia taça do sul de Minas e meia taça da Trilha dos Inconfidentes.
Site: www.luizportovimhosfinos.com.br | Instagram: @luizportovinhosfinos
Quer saber mais sobre viagens e dicas de destinos e roteiros turísticos? Acesse o nosso Instagram [@seliganatrip.oficial]. Até o nosso próximo destino!