Uma cabeça de porco foi arremessada por torcedores do Corinthians no gramado da Neo Química Arena, durante o clássico contra o Palmeiras, nesta segunda-feira (04/11).
Aos 28 minutos do primeiro tempo, ninguém entendeu o que estava acontecendo: um objeto estranho foi lançado no gramado durante o Derby Paulista. O artefato, arremessado pela torcida corinthiana, caiu próximo ao gol defendido pelo goleiro do Timão. O atacante do time da casa, Yuri Alberto, retirou a cabeça de porco do campo. Após o chute do camisa 9 na cabeça de porco, a emissora que transmitia o jogo explicou do que se tratava o objeto.
Provocação
O mascote do Palmeiras é um porco, o que explica a provocação. O apelido, inicialmente pejorativo, surgiu em razão da origem italiana do clube alviverde e da associação que os rivais faziam entre os torcedores do Palmeiras e o comportamento de se sujarem ao comer macarrão. Com o tempo, o Palmeiras adotou o porco como mascote em substituição ao periquito, seu primeiro mascote.
Não é a primeira vez
Em 2002, o Real Madrid enfrentava o Barcelona no Camp Nou, casa da equipe catalã. Além da tradicional rivalidade entre as equipes, a polêmica saída de Luís Figo inflamou ainda mais o jogo em questão. O atacante português, que era ídolo do Barça, meses antes tinha assinado com os merengues. Em retaliação, durante o primeiro confronto entre as equipes, a torcida do Barcelona arremessou uma cabeça de porco próxima a Luís Figo, quando o jogador se preparava para cobrar um escanteio.
A partida
O Corinthians venceu o Palmeiras por 2 x 0, gols de Rodrigo Garro e Yuri Alberto.