A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) enviou um ofício à Conmebol solicitando alterações na disposição das vagas de clubes brasileiros para a Libertadores. O documento foi divulgado após a entidade detalhar o calendário do futebol brasileiro para 2025.
No ofício, a CBF propõe a extinção dos playoffs da Copa Sul-Americana, a exclusão dos clubes brasileiros da Pré-Libertadores e a concessão de uma vaga direta para os clubes brasileiros na Copa Libertadores.
O pedido contemplaria apenas a temporada de 2026. No documento, a CBF explica o “abarrotamento” do calendário sul-americano e cita ainda as competições da FIFA e da Conmebol.
"O que se percebe é que, a cada ano, há uma crescente demanda por datas destinadas a competições internacionais no período do meio do ano, com destaque para eventos como o Mundial de Clubes da FIFA 2025, a Copa do Mundo da FIFA 2026, a Copa do Mundo Feminina da FIFA 2027 e a Copa América 2028, o que exigirá de todos os stakeholders uma adaptação a esse novo cenário", diz o ofício.
A entidade que regula o futebol no Brasil também usou como exemplo o Botafogo (atual finalista da Libertadores) e o Red Bull Bragantino, que precisaram disputar quatro partidas nas duas fases de playoffs da competição continental antes de se enfrentarem para decidir quem avançaria para a fase de grupos da Copa Libertadores.
Atualmente, o Brasil detém sete vagas para a Libertadores, quatro delas diretas e duas para os playoffs da competição, ambas via Campeonato Brasileiro. O campeão da Copa do Brasil também garante vaga direta na fase de grupos.
Procurada pela Rede 98, a Conmebol ainda não se pronunciou sobre o pedido da CBF.