O Rio das Velhas, um dos principais mananciais responsáveis pelo abastecimento de água em 46% da Região Metropolitana de Belo Horizonte, teve um reforço em sua vazão. A Copasa realizou uma manobra, com apoio do Grupo de Controle de Vazão do Alto Rio das Velhas (Convazão), para a liberação complementar de água dos reservatórios Lagoa do Miguelão, Lagoa das Codornas e da Lagoa dos Ingleses, que ficam em Nova Lima.
A medida foi tomada, segundo a Copasa, devido à estiagem prolongada e as altas temperaturas associadas à baixa umidade relativa do ar. Cenário que vem impactando significativamente na vazão dos cursos d’água da Região Metropolitana de Belo Horizonte.
A manobra de liberação da água pela AngloGold teve início há um mês, sendo realizada por meio do deságue das lagoas Miguelão, Codornas e dos Ingleses nos dois córregos que alimentam o Rio do Peixe, afluente do Rio das Velhas, localizado entre os municípios de Nova Lima, Itabirito e Rio Acima.
Além do Rio das Velhas, o abastecimento de água na Grande BH é feito por meio do Sistema Paraopeba, um conjunto de três represas. Atualmente, o nível do reservatório está em 57,5%.
Atitudes simples de economia podem fazer muita diferença, entre elas:
● Ao lavar as mãos, escovar os dentes, tomar banho, fazer a barba e ensaboar a louça, mantenha a torneira fechada;
● Abrir a torneira apenas na hora de enxaguar;
● Usar o balde no lugar da mangueira para lavar o carro e a vassoura para limpar a calçada;
● Tomar banhos rápidos;
● Molhar plantas com regador e não com a mangueira;
● Juntar a roupa suja e lavar somente duas vezes por semana;
● Reutilizar a água da máquina de lavar;
● Prestar atenção na tubulação dos imóveis. Vazamentos desperdiçam muita água.