O Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais lança (BDMG) lançou nesta segunda-feira (04) o “Prêmio BDMG de Empreendedorismo Social”. O objetivo é reconhecer projetos de empreendedorismo social realizados em todo o estado, com premiação para 10 projetos diferentes.
A iniciativa em questão busca valorizar ações que promovem impacto social positivo para grupos e/ou comunidades em situação de vulnerabilidade social. O edital para inscrições já está está aberto e ficará disponível até até o dia 08 de janeiro.
De acordo com o BDMG, nesta primeira edição do prêmio serão selecionados dez projetos que receberão, cada um, um prêmio de R$ 14 mil. Além disso, os premiados ainda vão participar de uma capacitação em gestão de organizações sociais, com o objetivo de prestar apoio na estruturação organizacional, elaboração e gestão de projetos sociais.
Regras
A iniciativa irá escolher um projeto de cada macrorregião do estado. Para concorrer, vale lembrar, é necessário ser uma pessoa jurídica sem finalidade lucrativa e que tenha executado iniciativa voltada ao desenvolvimento do empreendedorismo social com sede em Minas Gerais, além de receita anual em 2023 de até R$ 500 mil. É necessário, ainda, estar com a documentação em dia.
Para que o projeto possa concorrer à premiação, também é preciso que tenha resultados mensurados e comprovados entre 1º de julho de 2022 e 30 de junho de 2024, além de se enquadrar na temática de empreendedorismo social, ou seja, projetos que buscam a autossustentabilidade de uma pessoa ou de um grupo social.
Além disso, outro critério é ter como público-alvo mulheres e/ou jovens entre 14 e 29 anos. Vale lembrar que será aceito apenas um projeto por concorrente.