A Câmara Municipal de Belo Horizonte aprovou, na manhã desta segunda-feira, o projeto de lei que autoriza a prefeitura a contratar empréstimo internacional de 50 milhões de euros - cerca de R$ 305 milhões - para as obras na Avenida Amazonas. O texto segue agora para a redação final e, em seguida, será encaminhado ao prefeito Fuad Noman (PSD) para a sanção.
A proposição é de autoria do Executivo Municipal. O empréstimo será feito junto à Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) ou outra instituição financeira.
Segundo a prefeitura, os recursos serão destinados ao Programa de Mobilidade e Desenvolvimento Urbano Integrado - Mobilidade Sustentável e Requalificação do Centro de Belo Horizonte.
Entre as intervenções previstas, o texto destaca a construção do novo terminal de integração no Corredor Amazonas, que envolve a construção de unidades habitacionais e reassentamento de famílias; implantação de estações do Move na área hospitalar; e requalificação de pavimentos para ciclistas e pedestres em vias estratégicas do hipercentro.