As eleições municipais de 2024 acontecem no próximo domingo com um esquema especial de trânsito, transporte, limpeza e segurança em Belo Horizonte.
Todas as regionais da capital mineira vão ter garis da Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) para o serviço de varrição das ruas e avenidas. As ações vão acontecer de 7h30 às 17h30.
Na segunda-feira, a SLU montou um esquema especial, com mais de 100 garis, para fazer a retirada de panfletos e outros materiais que tenham sido lançados indevidamente nas vias públicas, principalmente nos locais de votação.
Segurança
Guarda Civil Municipal irá empenhar um efetivo de 192 agentes e 81 viaturas para atuar na capital, no dia da eleição. O patrulhamento será reforçado nas escolas municipais. Rondas preventivas também serão realizadas em outros pontos da cidade.
Transporte gratuito
O transporte coletivo de Belo Horizonte será gratuito durante todo o domingo (das 0h até às 23h59) em todas as linhas de ônibus convencionais, do MOVE e suplementares. Serão acrescidas cerca de 5 mil viagens, das 5h às 20h, ao quadro de horários de domingo.
Os passageiros devem passar pela roleta utilizando o Cartão BHBUS ou, caso seja necessário, solicitar a liberação ao motorista. A medida serve apenas para a contagem de passageiros.
Alterações no trânsito
- Serão implantadas reservas de área (proibição de estacionamento) para facilitar o embarque e desembarque de eleitores e estacionamento de veículos à serviço do TRE.
- A Avenida Prudente de Morais, entre as ruas Barão de Macaúbas e Joaquim Murtinho, será interditada em ambos os sentidos, das 5h do domingo (6) às 5h da segunda-feira (7), no Cidade Jardim. A travessia da Avenida Prudente de Morais será mantida livre para veículos e pedestres na ligação entre as ruas Joaquim Murtinho e Tenente Renato Cézar.