O prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), vetou nesta quinta-feira (31/10) um Projeto de Lei que determinava a troca de nome da avenida General Olímpio Mourão Filho, no bairro Itapõa, na Pampulha. O militar foi um dos grandes nomes da Ditadura Militar brasileira.
O projeto sugeria que a via fosse rebatizada com o nome de Vereador Antônio Pinheiro, em homenagem ao ex-deputado estadual e ex-vereador Antônio Oscar Pinheiro, pai do jornalista Chico Pinheiro.
Em justificativa encaminhada à Câmara Municipal e publicada no Diário Oficial do Município, Fuad Noman diz que a Secretaria Municipal de Política Urbana manifestou que há impedimento para adoção do novo nome, porque “a avenida indicada já possui denominação oficial atribuída há mais de dez anos”.
O prefeito também lembra que para mudar o nome de um logradouro público e de passagem, o Projeto de Lei deve contar com um abaixo-assinado firmado por, pelo menos, 60% dos moradores da rua em questão.
Viaduto Helena Greco
Após um longo período de debates, em 2014 um Projeto de Lei que pediu a troca do nome do viaduto para o da professora Helena Greco foi aprovado pela Câmara Municipal de Belo Horizonte. Desde 2012, o elevado estava sem nome após o decreto que o nominava, de 1971, ser revogado. Antes, o nome do elevado homenageava o general Humberto Castelo Branco.