Um gato persa criado no município de Crucilândia, na Região Central de Minas Gerais, foi premiado no concurso FIFe World Show 2024 no último domingo (3/11). A competição premia os melhores gatos de raça do mundo e foi realizada na Noruega.
Ao todo, foram mais de mil gatos participantes de 26 países diferentes. Em conversa com a Rede 98, a tutora Vânia Rocha explicou que os animais são divididos por raça, idade e sexo e avaliados por jurados.
O gatinho Max concorreu na categoria número 1, de gatos persas, machos e neutros. Segundo a tutora, os jurados avaliam diversos critérios, como pelagem, tamanho dos olhos e da cauda, as orelhas e até a personalidade do gato.
“É um evento muito importante na gatofilia, é o maior título. A federação internacional que organiza e premia. Então para um gatil é um símbolo de excelência. É a coroação de um trabalho que a gente desenvolve. Quando a gente cria gatos de raça, a gente quer desenvolver o melhor padrão da raça e ele foi coroado com essa conquista”, disse ela.
Vânia reforça que essa é a primeira vez que um gato de Minas Gerais ganha o prêmio. “Ele trouxe um orgulho muito grande, muita felicidade. É o primeiro gato mineiro a conquistar esse título, do interior de Minas, uma cidade pequena. A gente não tem o acesso que o pessoal de São Paulo tem, por exemplo, onde a gatofilia é mais divulgada e reconhecida”, declarou.