Cidades

  1. Notícias
  2. Cidades
  3. Gato persa do interior de Minas Gerais ganha prêmio internacional na Noruega
Imagem: Arquivo pessoal

Gato persa do interior de Minas Gerais ganha prêmio internacional na Noruega

A competição premia os melhores gatos de raça do mundo


Por Larissa Reis

Um gato persa criado no município de Crucilândia, na Região Central de Minas Gerais, foi premiado no concurso FIFe World Show 2024 no último domingo (3/11). A competição premia os melhores gatos de raça do mundo e foi realizada na Noruega.

Ao todo, foram mais de mil gatos participantes de 26 países diferentes. Em conversa com a Rede 98, a tutora Vânia Rocha explicou que os animais são divididos por raça, idade e sexo e avaliados por jurados.

O gatinho Max concorreu na categoria número 1, de gatos persas, machos e neutros. Segundo a tutora, os jurados avaliam diversos critérios, como pelagem, tamanho dos olhos e da cauda, as orelhas e até a personalidade do gato.

“É um evento muito importante na gatofilia, é o maior título. A federação internacional que organiza e premia. Então para um gatil é um símbolo de  excelência. É a coroação de um trabalho que a gente desenvolve. Quando a gente cria gatos de raça, a gente quer desenvolver o melhor padrão da raça e ele foi coroado com essa conquista”, disse ela.

Vânia reforça que essa é a primeira vez que um gato de Minas Gerais ganha o prêmio. “Ele trouxe um orgulho muito grande, muita felicidade. É o primeiro gato mineiro a conquistar esse título, do interior de Minas, uma cidade pequena. A gente não tem o acesso que o pessoal de São Paulo tem, por exemplo, onde a gatofilia é mais divulgada e reconhecida”, declarou.

Colunistas

Carregando...


Saiba mais