Cidades

  1. Notícias
  2. Cidades
  3. Grupo de gestão de crise de BH é ampliado e passa a atuar em medidas contra o calor e o tempo seco
Imagem: PBH/ Divulgação

Grupo de gestão de crise de BH é ampliado e passa a atuar em medidas contra o calor e o tempo seco

Ampliação foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM) nesta quinta-feira


Por João Henrique do Vale

Foi publicado, nesta quinta-feira, no Diário Oficial do Município (DOM) o decreto da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) que cria o Grupo Gestor de Riscos, Desastres e Eventos Climáticos Extremos. A atuação do órgão, que era responsável pelas ações no período chuvoso, foi ampliado. A capital mineira completa 147 dias sem chuva.

Em entrevista coletiva nessa quarta-feira, o prefeito Fuad Noman (PSD) explicou que o grupo vai atuar em medidas para atenuar os problemas ocasionados pelas altas temperaturas e baixa umidade relativa do ar.

Entre as funções, está a prevenção e monitoramento permanente das consequências das mudanças climáticas, emissão de alertas precoces e ações de respostas imediatas, capacitação e treinamento, em especial de agentes públicos e de moradores das áreas de risco.

Além da criação do grupo, a prefeitura também vai realizar a manutenção de 100 bebedouros em parques e 98 em praças da cidade, seguir com a distribuição de água para pessoas em situação de rua, com a utilização de caminhões-pipa para regar árvores e plantas nas praças. Também criou um protocolo integrado de prevenção e combate a incêndios em parques.

Os moradores em situação de rua terão os centros de apoio para receber água e banho. As escolas municipais também readequaram a rotina para evitar as consequências do tempo seco.

Colunistas

Carregando...


Saiba mais