Um levantamento da Sociedade Brasileira do Trauma Ortopédico (SBTO) aponta que Minas Gerais é o estado com o maior número de pessoas com 60 anos ou mais internadas após serem atropeladas no país.
Os dados apontam que, cada vez mais, os acidentes têm se tornado comum nessa faixa etária. Atropelamentos em idosos pode ser um problema pelo fato da recuperação mais difícil e demorada.
De janeiro de 2023 até junho deste ano, mais de 1700 pacientes acima dos 60 anos foram internados pelo SUS em Minas Gerais por atropelamento e 217 mortes por lesões de trânsito.
O relatório de Sinistros de Trânsito com Vítimas em Belo Horizonte, apresentado pela BHTrans, mostra que a capital mineira registrou, em 2023, mais de 13 mil acidentes com 1369 sobreviventes. Dentre eles, 363 têm mais de 60 anos, o que representa mais de 26% do total.
O professor da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais e membro da Sociedade Brasileira do Trauma Ortopédico, Gustavo Waldolato, disse que Minas Gerais é o estado com o maior número de atropelamentos por idosos pelo fato da quantidade de idosos. "Hoje, a média de expectativa de vida é acima da média nacional. A média é de 78 anos no estado. Os idosos tem uma mobilidade reduzida, além do reflexo e tempo de reação e problemas de audição e visão", conclui Gustavo.