O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) investiga o acidente envolvendo o helicóptero do Corpo de Bombeiros que matou seis pessoas na última sexta-feira. O comandante geral do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, Erlon Botelho informou que a corporação também vai ajudar nas apurações.
De acordo com o órgão, ligado a Força Aérea Brasileira (FAB), no último sábado foi finalizada a chamada ação inicial que consiste na coleta de dados, verificação de danos causados à aeronave e o de outras informações essenciais para a investigação.
“A conclusão da investigação terá o menor prazo possível, dependendo sempre da complexidade da ocorrência e, ainda, da necessidade de descobrir os possíveis fatores contribuintes”, informou o Cenipa.
A Polícia Civil também apura as circunstâncias do acidente aéreo. Por meio de nota, afirmou que a perícia oficial e uma equipe de policiais da PCMG compareceram ao local para identificar e coletar vestígios para a investigação. “ A PCMG aguarda a finalização dos laudos para concluir a investigação”, finalizou.
O acidente
O helicóptero estava em Ouro Preto em uma ocorrência de queda de monomotor no distrito de São Bartolomeu. Uma pessoa morreu no acidente.
Segundo o tenente Henrique Barcellos, porta-voz dos Corpo de Bombeiros, após atender a ocorrência com o monomotor, a equipe da aeronave informou a condição de ausência de visibilidade e de segurança para retorno.
A corporação acredita que, depois disso, os tripulantes tenham avaliado a possibilidade de voo e decidido retornar para Belo Horizonte.