Os moradores de Belo Horizonte têm recebido, nas últimas semanas, vários alertas sonoros da Defesa Civil referentes ao risco de alagamentos ou deslizamentos provocados pelo forte volume de chuvas que atinge a capital neste início de ano.
Neste sábado (25/1), porém, um demonstrativo do alerta tocou em alguns celulares na capital mineira e deu um susto nos moradores. Se trata de um teste do serviço, já implementado na capital, mas que vai começar a operar também em Sabará, na Região Metropolitana.
“Por que a defesa Civil de SABARÁ tá me mandando alerta???”, questionou uma pessoa nas redes sociais.
“Do nada o celular toca alerta. Defesa civil em Sabará. Achei que o mundo estava acabando”, brincou outra pessoa.
Na mensagem, a Defesa Civil deixa claro que se trata de um demonstrativo do novo sistema de alerta de emergência, o chamado Defesa Civil Alerta. O serviço entrou em operação em alguns municípios de Minas Gerais em dezembro do ano passado e está se expandindo para outras cidades.
A ferramenta utiliza da rede de telefonia celular e da geolocalização dos usuários para enviar mensagens de texto e avisos sonoros em casos de desastres de grande perigo, interrompendo qualquer conteúdo em uso no aparelho, incluindo no modo silencioso.
Os alertas são disparados para a população em área de risco e com cobertura de rede 4G ou 5G, sem necessidade de cadastro prévio do usuário.