Cidades

  1. Notícias
  2. Cidades
  3. Volta às aulas é com congestionamentos em Belo Horizonte
Imagem: BTN / Reprodução

Volta às aulas é com congestionamentos em Belo Horizonte

Mesmo com operação especial da BHTrans, capital mineira registrou trânsito lento em diversas regionais


Por João Henrique do Vale e Guilherme Alves

Quase 200 mil estudantes retornaram às aulas nesta quarta-feira nas escolas municipais de Belo Horizonte. Devido ao aumento no número de pessoas e veículos circulando pela cidade, a BHTrans montou uma operação especial no trânsito. Mesmo assim, longos congestionamentos foram registrados, principalmente, nas proximidades das instituições de ensino.

A ação conta com aproximadamente 120 agentes da Guarda Municipal e da BHTrans. Eles vão ampliar a fiscalização nas escolas de todas as regiões da capital com o objetivo de garantir a fluidez do trânsito e segurança dos pedestres.

A gerente de educação para mobilidade da BHTrans, Maria Augusta Gatti, explica como a operação vai acontecer. “Estamos nessa operação de volta às aulas trazendo dicas de segurança e monitorando o trânsito, e divulgando o nosso jogo ‘Transitando Legal' que é voltado para as crianças. Nele, há alguns ensinamentos de comportamento seguro, como ter uma mobilidade com mais tranquilidade na cidade. Ensina de uma maneira descontraída. A gente acredita que a educação tem que ocorrer em uma idade mais jovem para que tenha sempre no trânsito essa pacificação”, comentou.

Maria Augusta também faz um alerta aos pais e responsáveis para que não cometam infrações no trânsito. “Pedir aos pais para não parar em fila dupla, não estacionar na porta de garagens, não utilizar celular e fone de ouvido quando estiver dirigindo”, completou.

Retorno dos estudantes

Do total de alunos que voltaram às aulas nesta quarta-feira, são 55 mil alunos na educação infantil, 114 mil no ensino fundamental e 30 mil nas creches parceiras.

O secretário Municipal de Educação, Bruno Barral, diz que as escolas estão preparadas para receber os estudantes. “As expectativas são altíssimas em receber as nossas crianças, nossos jovens e adultos. São mais de 300 unidades próprias, mais as creches parceiras, iniciando o dia letivo no dia de hoje, onde estávamos com muita saudade das nossas crianças. Recentemente, estive com coordenadores e professores e diretores, que estavam preparando as escolas para recebê-los. É um dia em que esperamos tudo de melhor na nossa rede”, disse.

Colunistas

Carregando...


Saiba mais