Cultura

  1. Notícias
  2. Cultura
  3. 'WeCrashed': com Jared Leto e Anne Hathaway, série fascina ao narrar a ascensão e queda de uma startup
Imagem: Divulgação / Apple TV+

'WeCrashed': com Jared Leto e Anne Hathaway, série fascina ao narrar a ascensão e queda de uma startup

Produção disponível na Apple TV+ se espelha na realidade para descrever a criação (e derrocada) da WeWork


Rodrigo James

Entretenimento

Publicitário, especialista em marketing digital e produção audiovisual. Crítico de música e cinema e DJ. Colunista do RadioCast e da Rádio CDLFM.


Não só eu, mas o mundo parece obcecado nestes dias por histórias de golpes e de ascensão e queda de mega empresários. Desde o documentário “O Golpista do Tinder” até a série “The Dropout”, a fase parece mesmo ser a de prestarmos atenção em histórias deste tipo para que: 1. Não caiamos em mais uma; e 2. Aprendamos com os erros dos outros.

“WeCrashed"  é mais uma destas histórias. Conta a trajetória do casal Adam e Rebekah Neumann (Jared Leto e Anne Hathaway), fundadores da startup especializada em escritórios compartilhados WeWork. Com um carisma ímpar e um tino para vendas igualmente diferenciado, Adam rapidamente fez com que sua empresa valesse bilhões e a transformou em um gigante, com unidades em mais de 100 países (incluindo o Brasil).

Acontece que o estilo de vida extravagante, os gastos, e principalmente as acusações de desvio de dinheiro, fizeram com que o casal saísse da WeWork (Rebekah era a Diretora de Marketing da empresa). Ou “fosse saído”. E é esta história de ascensão e queda que vemos aqui nesta série, com destaque para as personalidades bastante sui generis de Adam e Rebekah.

A propósito disso, tive um pouco de dificuldade de entrar na história, exatamente por não me conectar com a performance de Jared Leto. Um ator ótimo e intenso, Leto se entrega bastante a seus papéis e não são poucas as vezes em que ele causa esta estranheza. 

Entretanto, fui procurar vídeos do verdadeiro Adam no Youtube e percebi que o problema não está na performance, mas no personagem real. Leto realmente copiou o verdadeiro Adam de todas as formas e nos entrega exatamente o que se esperava dele. Ou seja, meu problema passou a ser com o verdadeiro Adam Neumann.

Ainda assim, “WeCrashed" tem me fascinado por contar mais uma história do tipo “startup do vale do Silício que tem ascensão e queda gigantescas” (ainda que a sede da WeWork não seja no Vale) e nos mostrar que existe todo um mundo de aparências neste mercado que precisamos olhar com parcimônia e identificar os reais problemas e as reais virtudes, quando elas existem.

Ficha técnica

We Crashed (2022)

Criadores: Drew Crevello e  Lee Eisenberg

Elenco: Jared Leto, Anne Hathaway

Em cartaz na Apple TV+.


* Esta coluna tem caráter opinativo e não reflete o posicionamento do grupo.
Colunistas

Carregando...


Saiba mais