A pouco mais de 20 dias para a Black Friday, a data que traz descontos em diversos produtos promete aquecer o comércio em Minas Gerais.
É o que aponta pesquisa divulgada nesta quarta-feira pela Fecomércio MG. Segundo levantamento, 46,5% das empresas do estado pretendem participar da data, com ações que vão desde descontos expressivos até promoções e campanhas de divulgação.
Ainda conforme o estudo, mais da metade dos comerciantes mineiros (56,5%) esperam um aumento de até 40% no volume de vendas. 20,6% dos varejistas esperam um crescimento ainda maior, superior a 50% em comparação com o ano passado.
Para a economista da Fecomércio MG, Gabriela Martins, a data se consolidou como uma das mais importantes do varejo no segundo semestre. "A antecipação das promoções demonstra a importância que a Black Friday adquiriu no calendário do varejo", afirma. "Os consumidores estão cada vez mais atentos a essas ofertas e as empresas precisam se adaptar para garantir um bom desempenho nas vendas", completa.
Os descontos continuam sendo a principal estratégia para atrair os consumidores. Quase metade das empresas (49,4%) oferecerá reduções de até 50% nos preços. Além disso, promoções e ações de divulgação também estão entre as ações mais comuns.
A Black Friday ganhará força tanto nas lojas físicas quanto no e-commerce. Quase metade das empresas (46,5%) realizará ações em suas lojas físicas, enquanto 24,9% também vão apostar no comércio eletrônico.
Sobre a pesquisa
A pesquisa da Fecomércio MG ouviu empresas de diversos segmentos do varejo em todas as regiões do estado de Minas Gerais, entre os dias 21 e 31 de outubro com o objetivo de analisar a adesão das empresas à Black Friday, identificar as principais estratégias e expectativas para o período, além de avaliar o impacto da data nas vendas no período de Natal.