A corrida pelas ofertas da Black Friday está só começando, mas o e-commerce brasileiro já está aquecendo os motores. Pesquisa da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), em parceria com a Wake Commerce e Opinion Box, destaca que a maioria dos consumidores brasileiros (58,2%) deve optar pelo e-commerce, 47,8% pela compra via marketplaces e 44,3% via aplicativos de compra. Eletrônicos, eletrodomésticos, e os segmentos de moda, beleza e saúde serão os mais visados pelos consumidores, comprovando a expectativa do comércio para as vendas da data.
De acordo com o levantamento, 66% dos consumidores pretendem comprar algum item, e a categoria de eletrônicos e informática ocupa a primeira posição com 26,2%, seguido por eletrodomésticos e eletroportáteis, com 23,4%; moda e acessórios, com 20,4%; beleza e cosméticos, com 18,2%; e por supermercado, com 16%.
O estudo ainda afirma que o brasileiro está de olho na variação de preços em outubro (32,5%), enquanto a maioria dos entrevistados afirmou que vai começar a pesquisar por produtos no início do mês de novembro (37,8%).
Em outro viés da pesquisa, as lojas físicas seguem relevantes para cerca de 30% dos consumidores. Vale ressaltar que quase 30% dos consumidores optam por comprar nas lojas online mais bem avaliadas através dos depoimentos.
As estatísticas ainda apresentam uma divisão entre consumidores que buscam itens de necessidade e aqueles que estão de olho em produtos de desejo. Os números mostram que 54,1% dos consumidores enxergam a Black Friday como o momento ideal para adquirir produtos essenciais.
Por outro lado, uma parcela significativa, composta por cerca de 45,9%, planeja aproveitar as promoções para comprar itens de desejo que sempre estiveram no radar, mas nunca se apresentaram com preço favorável para aquisição.