A inflação em setembro no Brasil fechou o mês com alta de 0,44%, acelerando depois de um recuo de 0,02% em agosto. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (09) pelo IBGE. Em Belo Horizonte, a alta foi um pouco maior, de 0,51%, acima dos 0,13% do mês anterior.
De acordo com o Instituto, o IPCA, índice que mede a inflação oficial no Brasil, acumula alta de 3,31% no ano e, nos últimos 12 meses, de 4,42%, acima dos 4,24% observados nos 12 meses imediatamente anteriores. Em setembro de 2023, a variação havia sido de 0,26%.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o resultado foi influenciado principalmente pela alta nos preços da energia elétrica residencial, que teve mudança de bandeira tarifária de verde em agosto, para vermelha patamar um em setembro, passando de -2,77% em agosto para 5,36% no mês passado.
O grupo Alimentação e bebidas também influenciou no avanço da inflação, com alta de 0,50%, após dois meses consecutivos de quedas. As maiores altas foram no preço do mamão, da laranja-pera, do café moído e do contrafilé. Os dados completos podem ser vistos clicando AQUI.