O Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) se reúne, nesta quarta-feira, para discutir as medidas que vão fazer frente à seca e ao impacto nos reservatórios. Entre as ações avaliadas está o retorno do horário de verão. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também se reúne com o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, para analisar o tema.
O encontro está marcado para às 16h. Também participam da reunião, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e o diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Eni Verri.
Nessa terça-feira, o ministro Alexandre Silveira, afirmou que o horário de verão só deve voltar em 2024 se for "imprescindível". Segundo ele, o governo deve tomar uma decisão até a próxima semana.
A decisão, de acordo com Silveira, vai depender das perspectivas para o período chuvoso, que se inicia no final do ano. Se as chuvas forem suficientes para recompor o sistema elétrico, é possível que o horário de verão não seja decretado neste ano.
"Isso que estou fazendo é serenidade, equilíbrio, diálogo, para que a gente só faça na imprescindibilidade, se não for imprescindível, vamos esperar o período chuvoso", disse o ministro em entrevista a jornalistas.