O Projeto de mineração de ferro, conhecido como Bloco 8, tem um potencial de exploração anual de 27 milhões de toneladas, e visa transformar minério de ferro de baixo teor em produtos de alta qualidade, com teor de ferro de até 66,5%, após beneficiamento, gerando no pico de implantação 6.200 empregos diretos e 1.100 durante sua operação, sendo que o Grupo Geely Technology, chines, pretende investir mais de US$ 2 bilhões no projeto.
O presidente do SINDIEXTRA-Sindicato das Indústrias Extrativas de MG, Luiz Marcio Viana, recebeu o CEO da SAM METAIS, Sr Yongshi Jin e o novo Diretor de Meio Ambiente e Relações Institucionais, Enio Fonseca, numa reunião que teve o objetivo de apresentar ao dirigente do Sindicato o plano de retomada do processo de licenciamento e regularização ambiental do Bloco 8, uma exploração de minério de ferro situado na região do Norte de Minas, SAM METAIS ser afiliada ao Sindiextra.
O Projeto Bloco 8 é formado por um complexo minerário para extração e tratamento de minério de ferro , uma importante barragem de água que atenderá a empresa e as comunidades locais e um mineroduto que levará a polpa mineral até o porto de Ilhéus na Bahia.
Durante o encontro, também foi destacada a importância das recentes mudanças na estrutura acionária da SAM, que são fundamentais para continuar impulsionando o projeto de forma sólida e sustentável.
Atualmente, a holding é um dos maiores players globais na indústria automotiva e de transporte sustentável, com marcas como Volvo Cars, Lotus Cars, Zeekr (carros elétricos) e Farizon (caminhões elétricos e por metanol). Em 2024, o grupo vendeu mais de 3.3 milhões de veículos e obteve receita estimada em US$ 80 bilhões. A aquisição do controle da SAM reflete a estratégia do Geely de expandir sua atuação em recursos minerais e energia renovável.
A SAM METAIS segue comprometida com a sustentabilidade, com o cumprimento das normas ambientais, com a segurança em todas as suas operações e com o progresso econômico para a região, sempre visando o desenvolvimento responsável e o bem-estar das comunidades.
O empreendimento mineral denominado Bloco 8 trará importantes impactos positivos sociais, econômicos e ambientais para a região do Norte de Minas, para o Estado de MG e para o País.
Na ocasião o presidente Luíz Márcio Vianna destacou importantes resultados recentes da entidade , que conta com mais de 120 associados, como a criação de um novo grupo de trabalho de Inovação e Tecnologia, além dos Grupos Jurídicos e de Meio Ambiente, o segundo ano do Instituto AME, e o alinhamento nacional com a Confederação Nacional da Indústria, que possui um grupo executivo que trata do tema mineração, e tem o presidente do Conselho do Sindiextra, Fernando Coura, como membro efetivo.