Já está em pré venda no Brasil o novo Audi Q6 e-tron, um SUV médio de luxo 100% elétrico e que é o responsável por inaugurar uma série de novidades não só na Audi, mas na indústria automotiva em geral.
Na pista da fabricante de pneus Bridgestone, na cidade de Águas de São Pedro, no interior de São Paulo, nos fizemos dois testes de pista com o Q6. Esses testes são estratégicos para avaliar a performance do carro. Falaremos deles mais adiante, porque agora temos que apresentar o novo modelo da Audi no Brasil.
O Q6 e-tron chega da Alemanha em duas versões: Performance e Performance Black, ambos com a tecnologia “quattro” de tração integral das rodas. Ele terá valores a partir de R$ 559.990 e chegando aos R$ 599.990, mas com desconto durante o pré lançamento de R$ 30 mil, então, a novidade pode sair por R$ 529.990 na versão de entrada. As primeiras unidades estão previstas para desembarcar em dezembro.
Além de representar o próximo passo do projeto de eletrificação da Audi, ele adota uma nova linguagem visual e encabeça a fila dos 20 lançamentos que a marca promete para os próximos dois anos.
Com 4.771 mm de comprimento, 2.193 mm de largura, 1.685 mm de altura e 2.889 mm de entre-eixos, ele tem o mesmo porte do que um Porshce Macan (4.726 x 1.922 x 1.621 x 2.807). O banco traseiro acomoda bem um adulto de 1,80 com uma distância boa para as pernas e para a cabeça, mesmo com o teto solar panorâmico.
Você percebe logo de cara que esse não é um Audi qualquer. Aliás, já imagina que é um Audi conceito ou ja adivinha que é um modelo totalmente novo. Não me lembro da última vez que a Audi apresentou um produto tão diferente da linha de modelos contemporâneos, de mesma época. O carro tem um design bem resolvido, com frente alta e conjunto óptico afilado. Os acabamentos em preto brilhante mesclados com o tom da carroceria na grade “fake” na dianteira, dão um charme especial.
Inclusive vale dizer que colocar uma grade no estilo colmeia, ainda que falsa, foi a melhor sugestão. Muito melhor do que colocar uma peça única e lisa, já que carros elétricos não necessitam de refrigeração. Mesma artimanha foi bem adotada pelo e-tron e isso deu certo.
Atrás, as lanternas são unidas por um filete de LED e lembram o desenho do e-tron GT. O porta-malas traseiro tem capacidade total de 526 litros (1529 litros com os bancos rebatidos) e o porta-malas dianteiro conta com 64 litros de capacidade.
Beleza interior
Por dentro, a cabine é ao mesmo tempo “limpa” e equipada com botões. Aqui, outra novidade: alguns recursos estão num hub de botões na porta do motorista. Na frente, há duas telas integradas e curvas com tecnologia OLED – quadro de instrumentos de 11,9 polegadas e multimídia touch de 14,5 polegadas –, mas que são unidas.
O head up display é novo e este chega numa roupagem inédita. Além de velocímetro, ele também pode exibir sinais de trânsito e ícones de assistência e navegação. Sem falar no tamanho dos ícones que vão alterando de acordo com a condução.
O passageiro dianteiro tem à disposição um display de 10,9 polegadas, para comandar as funções de multimídia, por exemplo.
Um detalhe interessante é que o carro conta até com um jogo no quadro de instrumentos, que pode ser aproveitado com ele parado. São dois games diferentes.
No teste de pista
O Q6 conta com uma suspensão adaptativa e esportiva. Em todas as curvas, o carro surpreendeu positivamente passando uma grande sensação de segurança mesmo nas manobras de emergência. O assento esportivo, boa empunhadura do volante de base e topo retos e head up display com realidade aumentada, auxiliaram a condução. Isso, sem contar na tração integral quattro.