Opinião

  1. Notícias
  2. Opinião
  3. Irã vs Israel: Descubra como o Conflito Impacta o seu Dinheiro
Imagem: Canva PRO

Irã vs Israel: Descubra como o Conflito Impacta o seu Dinheiro

Conflitos no Oriente Médio são frequentes e têm desdobramentos diretos sobre petróleo. Além disso, existem outros impactos que devem ser considerados e podem fornecer orientações importantes para seus investimentos. A coluna de hoje vai analisar o contexto do conflito, os possíveis impactos na economia e fornecer insumos para um melhor manejo de sua carteira.


Samuel Barbi

Notícias

Especialista em economia, entra ao ar às segundas-feiras com a coluna MundoZFundos, no RádioCast 98


Contexto

Em outubro de 2023 Israel sofreu ataques do grupo terrorista Hamas, que sequestrou e matou mais de 1.400 civis israelenses. O país organizou uma resposta rápida e contundente, iniciando uma ofensiva sobre a Faixa de Gaza, alegando o objetivo de destruir o grupo Hamas e resgatar mais de 200 reféns em poder do grupo palestino.

 

O Irã patrocina o Hamas e critica a ofensiva em Gaza. No dia 1º de Abril, Israel, em um movimento arriscado, atacou a embaixada do Irã em Damasco (Síria) matando comandantes da Guarda Revolucionária iraniana, incluindo o comandante sênior da guarda. E atacar uma embaixada pode ser considerado um ataque direto ao território do país.

 

O Irã passa por um importante momento de transição política, em que o líder supremo, Aiatolá Ali Khamenei, pretende passar o poder a seu filho. Isso adiciona combustível ao conflito, uma vez que se o ataque de Israel ficasse sem uma contra-ofensiva, o líder poderia perder autoridade e prestígio. O contra-ataque ocorreu no último sábado, dia 13/04/2024, quando foram lançados cerca de 200 drones não tripulados ao território Israelense. Grande parte deles foram interceptados e não chegaram a causar danos maiores, entretanto, a partir daqui o conflito pode escalar, se uma solução diplomática não for alcançada.

 

Economia

 

Petróleo

O Irã está entre os 5 maiores produtores de petróleo do mundo. Certamente, uma escalada do conflito levaria a elevações na cotação da commodity, seja em função de limitação da produção, ou mesmo de represália comercial, já que existe uma grande dependência desse insumo, especialmente, entre os países apoiadores de Israel.

 

Impacto na Cadeia Produtiva Global

O petróleo é o principal insumo para os transportes globais e uma fonte de energia fundamental para a produção mundial. A elevação dos preços de petróleo onera toda a cadeia produtiva, tanto no valor de fretes quanto nos custos para produzir e ofertar bens. O resultado final pode ser o retorno da inflação, que estava começando a desacelerar nos últimos meses.

 

Limitação sobre o processo de queda de juros

As taxas de juros, tanto no Brasil quanto nos EUA, vinham iniciando seu processo de estabilização e queda, tendo em vista a melhoria recente dos índices inflacionários. Com a escalada do conflito, esse processo pode ser revisitado pelos Bancos Centrais, dificultando a recuperação da economia.

 

Dólar

Em momentos de incerteza, investidores tendem a retirar seus recursos de economias menos desenvolvidas e transferi-los a economias mais consolidadas, como a dos Estados Unidos. Neste processo, o real tende a perder valor e o dólar ficar mais caro.

 

Investimentos

A investida do Irã contra Israel deve provocar, no curto prazo, uma alta na cotação do petróleo e uma valorização do dólar, tendo como consequências um espaço menor para cortes de juros tanto nos Estados Unidos quanto no Brasil. Nesse sentido, em momentos de incerteza como este, entendo que as tendências sejam:

 

●     Renda Fixa: Melhor

○     Com a estabilidade dos juros, ou mesmo sua potencial elevação, a renda fixa pós fixada, como o Tesouro Selic, é uma forma de garantir sua reserva de emergência com segurança e uma rentabilidade razoável.

○     Cuidado com a renda fixa prefixada neste momento, com o possível impacto nos juros futuros, a marcação a mercado pode gerar perdas em caso de resgate antecipado.

 

●     Renda Variável: Pior

○     Apenas um pequeno sinal de aumento de juros pode machucar bastante a renda variável. O valor das empresas na bolsa de valores reflete a expectativa de crescimento e retorno que elas são capazes de gerar no tempo. Juros maiores significam maior custo para o crescimento das firmas, além de menor demanda pelos clientes, o que afeta diretamente nessas previsões de resultados.

○     Entretanto, petrolíferas e produtores de commodities podem vir a se beneficiar desses momentos.

 

●     Criptoativos: Pior

○     As criptos passaram por considerável valorização nos últimos 12 meses, nesse sentido, penso que a competição com renda fixa e um eventual movimento de realização de lucros podem pressionar seus preços para baixo.

 

Claro que o mercado é muito mais profundo e enseja avaliações mais detalhadas para cada ativo.  Esta coluna não pretende trazer recomendações diretas de investimento, mas apenas uma linha geral de pensamento que pode te auxiliar, em primeiro lugar, a não perder dinheiro. E, em um segundo momento, te ajudar a compreender os diferentes cenários macroeconômicos para poder ganhar dinheiro com seus investimentos.

* Esta coluna tem caráter opinativo e não reflete o posicionamento do grupo.
Colunistas

Carregando...


Saiba mais