Em sua recente visita a Minas Gerais o presidente Lula dedicou parte de sua agenda às costuras políticas municipais. O esforço de Lula para uma vitória da esquerda em BH passa pelos recentes acordos entre o PSD e o petista, leia-se Rodrigo Pacheco e Gilberto Kassab, que apostam suas fichas na reeleição do atual prefeito Fuad Noman.
Mesmo com candidato próprio, Rogério Correia, deputado federal (PT/MG), Lula em conversa com políticos e empresários avalia como pequenas e pouco prováveis as chances do candidato petista nas próximas eleições, tendo como base os resultados das ultimas pesquisas,
Nesse cenário Lula avalia como alternativa viável que conduza a uma vitória de um candidato próximo a seu projeto de governo, o apoio à candidatura de Fuad. Nos bastidores petistas as conversas que apontam para uma desistência da candidatura de Rogério Correia são frequentes e de acordo com o apurado por essa coluna o deputado já admite a possibilidade mediante definições de composição da chapa, algo que ainda não foi abordado pelas executivas dos dois partidos.
O imbróglio na cerimônia de inauguração da empresa de biotecnologia Biomm, em Nova Lima e que tinha a presença de Lula, quando deputados petistas e aliados foram impedidos de ocupar lugar de destaque na solenidade, é entendido como um sinal de afastamento do presidente com a bancada da esquerda na Assembleia de Minas.