O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) para o biênio 2025/2026 será definido nesta quarta-feira (4/12). A tendência é de que o atual mandatário do Legislativo mineiro, Tadeu Leite (MDB), seja reeleito em Reunião Extraordinária de Plenário, às 10h.
Além do líder da Casa, a eleição interna na Assembleia define os demais componentes da Mesa Diretora do Parlamento estadual (1º, 2º e 3º-vice-presidentes, 1º, 2º e 3º-secretários). A votação é aberta e o resultado é registrado em tempo real no painel eletrônico do Plenário. A Emenda à Constituição 91, de 2013, acabou com o voto secreto.
O mandato da Mesa eleita começa em 1º de fevereiro e se encerra em 31 de janeiro de 2027. A composição da Mesa atende à representação proporcional dos partidos com assento na ALMG. O deputado pode ser reconduzido ao mesmo cargo uma única vez, na eleição subsequente, na mesma legislatura ou na seguinte.
O presidente da Assembleia deve abrir, conduzir e encerrar as reuniões da Casa Legislativa, além de incluir projetos na pauta do Plenário e designar os membros das comissões. Em caso de impedimento do governador e de seu vice, é o chefe da ALMG que assume o Governo do Estado.