O vereador Juliano Lopes (Podemos) foi eleito, nesta quarta-feira (1º/1), o novo presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte. Em vitória apertada, ele levou 23 dos 41 votos da casa. Bruno Miranda (PDT) encabeçava a chapa concorrente.
A eleição para a mesa diretora, que irá presidir a Câmara do dia 1º janeiro de 2025 até 31 de dezembro de 2026, ocorreu após a posse dos 41 vereadores eleitos no último pleito.
A nova mesa é composta por Fernanda Pereira Altoé (Novo) na vice-presidência, Flávia Borja (DC), como 2° vice-presidente, Pablo Almeida (PL), como secretário-geral, Wagner Ferreira (PV), como 1° secretário, e Wanderley Porto (PRD), como 2° secretário.
A eleição foi marcada por trocas de acusações entre os vereadores, debates acalorados e confusão entre os participantes que acompanhavam na plenária.
Ao lado do secretário de Estado da Casa Civil, Marcelo Aro, Juliano Lopes, em entrevista coletiva para a imprensa, citou os vereadores que considera "traíras" e "três patetas", durante a disputa da eleição, incluindo o atual vice-prefeito, Álvaro Damião, e o ex-presidente da Casa, Gabriel Azevedo.
Disse ainda que a Câmara é independente, que quer conduzir a casa de maneira harmoniosa, e afirmou que um dos principais objetivos como presidente da CMBH será tentar derrubar o decreto que aumentou as passagens de ônibus da capital.
"Queremos colocar em pauta o aumento de 10% das passagens em Belo Horizonte, após a Câmara repassar R$ 700 milhões à PBH. Vamos sentar para tentar cassar esse decreto do prefeito que aumentou a tarifa de transporte. Esse vai ser nosso primeiro passo", prometeu Juliano Lopes.
Quem é Juliano Lopes, novo presidente da Câmara Municipal de BH
Juliano Lopes Lobato nasceu em 1972 e é morador da região do Barreiro. Formado em Educação Física, o vereador se tornou presidente da Comissão de arbitragem da Federação Mineira de Futebol (FMF) e é ex-árbitro da Federação Mineira de Futebol (FMF) e da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).