Redação

  1. Notícias
  2. Redação
  3. MPMG e Grupo Heineken assinam acordo de proteção e preservação ambiental na instalação de cervejaria em Passos
Imagem: Heineken Brasil/Reprodução

MPMG e Grupo Heineken assinam acordo de proteção e preservação ambiental na instalação de cervejaria em Passos

Entre as medidas, a empresa terá que desenvolver um programa permanente de recuperação e conservação, visando o fomento de viveiros locais para produção de mudas de espécies nativas dos biomas Mata Atlântica e Cerrado.


Por Hélcio Mendes Júnior

O Grupo Heineken e o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) firmaram nesta quinta-feira, 2 de março, um acordo no qual a cervejaria se compromete a adotar, de maneira voluntária, uma série de medidas ambientais, como contrapartida pela instalação de sua fábrica em Passos, no Sul de Minas.

Fazem parte do acordo, medidas como o desenvolvimento de um programa permanente de recuperação e conservação ambiental, por meio da criação de viveiros locais com mudas de espécies nativas, em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica.

Além disso, a cervejaria se compromete a utilizar energia elétrica proveniente 100% de fonte renovável; utilizar 100% de combustíveis renováveis para a produção de vapor (biomassa, biogás proveniente do processo de tratamento de efluentes) e óleo vegetal como backup); incentivar o uso de energia elétrica renovável pela população de Passos, através do Programa Energia Verde da Heineken Brasil entre outras medidas.

Segundo MPMG, as ações previstas no acordo assinado hoje, são um complemento do que já estava definido na época da concessão do licenciamento ambiental para a construção da fábrica, ou seja, não interferem em providências já estabelecidas, inclusive as de natureza compensatória.

Com previsão de geração de cerca de 350 empregos diretos e 11 mil indiretos, a fábrica da Heineken deve ser inaugurada em 2025. Segundo a empresa, serão investidos ao todo, R$ 1,8 bilhão na implantação da unidade. 

Essa será a 15° fábrica da cervejaria no Brasil e, de acordo com a empresa, a primeira a ser idealizada e montada do zero. 

Colunistas

Carregando...


Saiba mais