Gastronomia

  1. Entretenimento
  2. Gastronomia
  3. Dia 28 de maio, o Dia Mundial do Hamburguer
Imagem: Heberth Nunes

Dia 28 de maio, o Dia Mundial do Hamburguer

Essa invenção alemã, que ficou famosa no mundo todo por conta dos americanos, é também uma das paixões dos brasileiros!


Entretenimento

Heberth Nunes

Cozinheiro, cervejeiro caseiro e profissional, sommelier de cervejas e especialista em estilos e harmonizações


A verdadeira história do Hamburguer poucas pessoas sabem, fato é que surgiu na Mongólia, foi para a Alemanha e desembarcou nos Estados Unidos no início dos anos 1900, através de imigrantes alemães, e rapidamente caiu no gosto popular.

Ao longo do último século virou sinônimo de fast food e grandes franquias, chegou no Brasil através da rede de lanchonetes Bob’s e agora vive um movimento reverso, as melhores hamburguerias são as que fazem seus próprios hamburgueres artesanalmente.

Então em homenagem à essa data trouxemos hoje na coluna de gastronomia algumas dicas para você fazer em casa ou conhecer em BH.

 

Receita tradicional com muito sabor e suculência

Para um hamburguer de carne de boi, bem tradicional, é preciso levar em conta dois fatores, primeiro que o preparado precisa sem bem suculento e para isso a mistura deve ter uma boa quantidade de gordura; e em segundo lugar o resultado deve ser saboroso, por isso uma das peças de carne utilizada precisa ser um corte com essa característica.

Por estes motivos que alguns chefs e cozinheiros chamam os seus burgers de blends, esse termo é sinônimo de mistura, mistura de diferentes cortes de carne para chegar à combinação esperada.

Uma receita simples de fazer:

500g de acém moído– corte bovino com bom teor de gordura para dar liga e suculência ao hamburguer.

500g de fraldinha moída - corte bovino bem macio e muito saboroso, para completar a mistura com muito sabor.

Faça uma mistura simples das duas carnes, formando um verdadeiro blend, molde em bolas do tamanho médio de depois achate em formato de disco, pode ser usado algum molde ou forma.

Grelhe em chapa ou frigideira quente, tempere com sal e pimenta do reino jogando por cima dos hamburguers na hora de grelhar.

Para quem gosta da carne mal passada os hamburgueres podem ser moldados com espessura maior, mas se você gosta da carne mais ao ponto ou bem passada sugiro moldar os discos mais finos, assim você não precisa deixar gralhando muito tempo e a carne não fica tão ressecada.

 

Hamburguer suíno.

Para fazer um hamburguer suíno também é legal pensar em uma boa quantidade de gordura na mistura, algumas receitas indicam colocar barriga suína para acrescentar gordura.

Particularmente acho mais interessante pensar em um corte que já tenha a quantidade de gordura suficiente, por isso indico Copa Lombo que tem muita gordura entremeada. 

1kg de copa lombo moída;

50g de creme de cebola;

Cheiro verde picado;

15g de sal (1,5 % do peso da carne);

Com a carne bem gelada misture os outros ingredientes, forme bolas médias e achate para dar formato de hamburguer.

Grelhe em chapa ou frigideira quente, essa receita também fica muito boa em churrasqueira.

 

Dicas de hamburguerias bem legais para conhecer em BH:

Soul Jazz Burguer

Uma hamburgueria temática, como o próprio nome sugere, que tem apresentações de Jazz, às quartas e domingos, e no cardápio excelentes sanduíches.

Inaugurada no final de 2017, oferece hamburguers e pães artesanais, ótimos molhos e acompanhamentos, e também ótimas cervejas para harmonizar.

Destaques do cardápio:

Smash Fusion: hamburguer artesanal de frango e farofinha de bacon montados no pão ciabatta artesanal.

Smiles: hamburguer de pernil, linguiça e bacon, queijo canastra e crisp de couve no pão ciabatta artesanal.

Soul Jazz Burguer: Rua Noraldino de Lima 387, próximo ao aeroporto da Pampulha. Apresentações de Jazz quartas às 19hs e domingos às 17hs.

 

The Roots Burguer

A casa fica na rua Alberto Cintra 135, no bairro Cidade Nova.

Local bem aconchegante, tem ótimas opções no cardápio e blends de fabricação própria muito bem montados.

 

 Um destaque bem legal fica para o sanduíche “Franguin com Quiabo” que tem sobrecoxa de frango desossada e empanada com quiabo frito, servidos no pão artesanal de fabricação própria.

O sanduíche Uai Salada também tem quiabo frito, montado com um hamburguer bovino de fabricação própria, bacon, alface e tomate no pão artesanal.

A casa funciona de quarta à domingo de 17:45 às 23:35.

 

Harmonizando com cerveja

Hamburgueres mais espessos, com bacon e queijos cremosos como cheddar ou catupiry a melhor dica são cervejas mais amargas. Brown Ale e IPA – India Pale Ale são ótimas sugestões.

Para hamburgueres não tão pesados e densos uma Irish Red Ale vai muito bem, a cervejaria Prússia Bier tem um rótulo desse de muita qualidade, cerveja com baixo amargor, cor castanho e sabor de malte caramelo, muito fácil de beber.

American Pale Ale, Pale Ale inglesas como Special Bitter e Extra Special Bitter também combinam muito bem. Hamburguer de picanha fica excelente com esses estilos.

Para opções de frango ou carne suína as Pilsen Alemãs e as American Wheat combinam perfeitamente.


* Esta coluna tem caráter opinativo e não reflete o posicionamento do grupo.
Colunistas

Carregando...

Enquete

Carregando...

Saiba mais