Gastronomia

  1. Entretenimento
  2. Gastronomia
  3. Dia dos Pais: cervejas e harmonizações perfeitas
Imagem: Carl Barcelo | Unsplash

Dia dos Pais: cervejas e harmonizações perfeitas

Quatro estilos de cervejas fáceis de harmonizar no seu almoço de dia dos Pais.


Heberth Nunes

Entretenimento

Cozinheiro, cervejeiro caseiro e profissional, sommelier de cervejas e especialista em estilos e harmonizações.


Witbier:

Uma ótima pedida de presente para quem quer começar a experimentar cervejas artesanais. É uma cerveja bem tradicional da Bélgica que é muito bem reproduzida pelas cervejarias brasileiras, e é bem fácil de encontrar por aqui. Suave e refrescante, tem trigo e casca de laranja em sua receita e por isso tem sabor frutado, é levemente cítrica e combina muito bem saladas, entradas leves e com peixes e frutos do mar grelhados ou assados na brasa.

Blond Ale:

É também um estilo Belga fácil de encontrar por aqui. Tem sabor dos cereais presentes, lembra casca de pão, é adocicada e bem frutada, tem amargor presente, mas bem equilibrado. Combina muito bem com Frango grelhado ou ensopado. Vai muito bem com peixes e frutos do mar em moquecas ou na brasa.

Vienna Lager:

Cerveja com sabor de malte levemente caramelizado, amargor de lúpulo presente, mas sem ser excessivo. Também são encontradas nos supermercados com o nome de Amber Lager. Coloração acobreada e com teor alcoólico um pouco mais alto que as cervejas comuns. Combina muito bem com carne suína grelhada ou assada. Fica excelente com asinha de frango ou coração de frango no churrasco.

American IPA:

Versão americana das Índia Pale Ale inglesas, tem amargor mais alto, bem frutadas e com muito sabor de malte caramelo. Cervejarias brasileiras estão se tronando verdadeiras especialistas em reproduzir esse estilo. Tem sabor de lúpulos americanos presente, lembra frutas cítricas como maracujá ou abacaxi ou frutas amarelas como melão e manga. Combina bem com carnes gordurosas como costela de boi ou cupim. Também vai muito bem com costelinha suína bem condimentada e com molho barbecue.

 

Diferentes Copos para Diferentes Estilos

Quem nos acompanha por aqui já sabe da grande quantidade de estilos de cervejas que existem, por isso hoje vamos falar sobre os variados copos que são usados para melhorar a experiência na hora de degusta-los. Aproveitando da ocasião do dia dos pais, já serve também como ótima dica de presente para os papais que curtem uma bela cervejinha.

Existem os copos e taças específicos de alguns rótulos, produzidos pelas próprias cervejarias, e existem os copos pensados para valorizar algumas características dos estilos de cerveja. Seja criado para alguma cerveja ou para um conjunto de estilos de cervejas, sempre se leva em consideração quais características de aroma e sabor devem ser valorizadas.

Por exemplo, para cervejas com pouca formação de espuma os copos e taças têm boca mais larga e aberta, como a maioria dos aromas da bebida estão na espuma a sua baixa formação pode dificultar a percepção pelo olfato, portanto uma abertura maior favorece a expansão desses aromas.

Para cervejas com alta formação de espuma acontece o contrário, copos estreitos e altos favorecem a composição, o surgimento e a conservação do colarinho. Taças com um leve estreitamento na boca concentram muito os aromas e são indicadas para cervejas muito aromáticas e com muito lúpulo. Estilos com sabores e aromas muito complexos podem ser servidos em copos e taças com leve abertura no bocal.

Seguem abaixo alguns copos bem legais para você conhecer:

 

Foto: Acervo Pessoal | Heberth Nunes

Weizen: É o copo das tradicionais cervejas de trigo alemãs, as Weissbier, de formato alongado favorece a formação da espuma à medida que a cerveja é servida, possui a boca um pouco mais larga que o corpo para intensificar a percepção dos aromas da bebida, possui o volume exato das garrafas do estilo (500ml).

 


Foto: Acervo Pessoal | Heberth Nunes

Copo Pilsner (Lager): Com formato de cone estreito também valoriza a formação do colarinho, com a parte superior mais larga favorece a retenção da espuma, é ideal para cervejas de aromas e sabores mais sutis, pode ser feito de cristal e tem paredes finas para colocar em evidencia a cor dourada e cristalina dos estilos Bohemian Pilsner ou German Pilsner.

Tulipa: Tem um bojo abaulado com estreitamento no topo para concentrar os aromas próximo do nariz de quem bebe, tem também a borda levemente curvada para fora para facilitar a degustação. É ideal para cervejas belgas como Saison e Blond Ale.

Cálice: Com tamanho menor é ideal para cervejas de alto teor alcoólico que são servidas em doses menores, com bocal largo favorece a expansão de aromas ligados ao álcool e também melhora percepção de aromas de malte que são mais sutis. Tem uma haste pequena para evitar que o contato com a mão aqueça demais a cerveja.

É muito comum cálices específicos de cervejarias belgas que produzem cervejas potentes e complexas como as Tripel e Dark Strong Ale, alguns tem um leve afunilamento na borda para concentrar a espuma e seus aromas.

Pint: São os famosos copos Ingleses, são largos e com formato longo para favorecer a formação de espuma, já que alguns estilos ingleses tem pouca carbonatação o bocal mais largo favorece a expansão dos aromas da pequena camada de espuma.

Existem duas variações desse copo, o Tulip Pint e o Nonick Pint

Foto: Acervo Pessoal | Heberth Nunes

Tulip Pint são mais utilizados para cervejas escuras como as Stouts Irlandesas e o seu formato valoriza uma degustação mais rápida

Foto: Acervo Pessoal | Heberth Nunes

Nonick Pint, mais utilizados nas Bitters e Sessions, que são mais aromáticas e de teor alcoólico mais baixo, tem um ressalto abaulado na sua parte superior para facilitar o encaixe nas mãos, essa característica é muito útil para os frequentadores dos pubs ingleses pois torna mais confortável o hábito de beber em pé.

 

Coxinha de moela!!!

Dica de lugar muito legal para conhecer: Vila Maloca. Um bar muito charmoso no bairro Cachoeirinha em BH tem um cardápio com muitas coisas gostosas e inusitadas.

A coxinha de moela é um exemplo sensacional: massa crocante com um recheio de moela cozida bem molhadinha. Também tem uma outra dica muito boa, que as crianças adoram, é o nugget de frango preparado pelo chef Pedro, com carne de frango de verdade, moída, prensada e empanada. Além das porções eles tem várias opções de refeição, risotos, arroz de costela, galinhada e até o clássico mexido

Funciona de terça a domingo, da hora do almoço até a noite. O Vila Maloca fica na rua Manicoré 278, bairro Cachoeirinha.


* Esta coluna tem caráter opinativo e não reflete o posicionamento do grupo.
Colunistas

Carregando...


Saiba mais