Gastronomia

  1. Entretenimento
  2. Gastronomia
  3. Uma nano cervejaria, uma receita para seu churrasco e uma cerveja salgada
Imagem: Divulgação

Uma nano cervejaria, uma receita para seu churrasco e uma cerveja salgada


Entretenimento

Heberth Nunes

Cozinheiro, cervejeiro caseiro e profissional, sommelier de cervejas e especialista em estilos e harmonizações


Você já visitou uma fábrica de cervejas? É um passeio muito interessante e, cada vez mais, as pessoas estão interessadas em conhecer fábricas de cervejas artesanais.Pensando nisso trouxe aqui para você uma dica de uma fábrica de cervejas que fica no bairro Prado, aqui mesmo em BH. É a Harpearia, uma nano cervejaria que funciona dentro de uma casa em um bairro residencial da nossa capital mineira. 

O termo nano cervejaria é usado somente para definir como uma fábrica de produção muito pequena, mas ao mesmo tempo significa que lá você encontrará rótulos exclusivos que não são vendidos em outros lugares!

Idealizada pelo casal Fábia e Celso a cervejaria tem uma história bem interessante por trás do nome, a intenção era registrar a marca com o nome HARP, porém existe um registro de cerveja da cervejaria Irlandesa Guinness, que vale para o mundo todo, e por isso eles tiveram que pensar em outra opção. 

Daí surgiu o nome Harpearia junção de Harp + Cervejaria.

HARP é harpa em inglês e faz referência à Irlanda (é o símbolo oficial desse país), também é uma palavra montada com as inicias dos filhos e pets do casal: H é de Helena, A de Amy e R de Rhino - dois buldogues ingleses da família, e P de Pedro.

No mesmo local existe um pub, todo decorado como os famosos pubs irlandeses e ingleses, o que combina muito com as cervejas da casa já que a especialidade são os estilos da Escola Inglesa.

Atrás do balcão eles têm à disposição do cliente 8 torneiras de chope, hoje com 4 torneiras de rótulos próprios, sempre frescos e de produções novas, e outras 4 com cervejas de parceiros e convidados.

Atualmente os 4 rótulos próprios plugados nas torneiras são: Hope, uma English IPA bem clássica; Bitter Amy, uma excelente Special Bitter das famílias das English Pale Ale; Black Rhino uma Irish Dry Stout – cerveja escura irlandesa; e Fight Peter uma Irish Red Ale.

Os quatro rótulos também são envasados em latas, caso você queira levar para casa.

Para acompanhar as maravilhosas cervejas a casa oferece petiscos como torresmo, linguicinha, queijos e algumas pizzas brotinho que também harmonizam muito bem com os rótulos.

Constantemente são servidos pratos de cozinheiros convidados e de parceiros de outros estabelecimentos.

A cervejaria foi inaugurada no início desse ano de 2022 e já está fazendo sucesso com os apreciadores de cervejas.

Harpearia: Rua Rubi 106, Bairro Prado.

Horários de atendimento ao público: quinta e sexta de 17 às 22hs, sábado de 11 às 18hs.

Dica de receita diferente para seu churrasco

Hoje, 13 de maio de 2022, no programa Rádio Cast falamos de combinações inusitadas e exóticas na gastronomia, e por isso trouxe uma receita diferente, mas super simples para incrementar o seu churrasco:

Medalhão de Banana Caturra (foto)

Corte a Banana em fatias de aproximadamente 2cm de largura, enrole em fatias de bacon e espete em palitos.

O ideal é a banana caturra pois é mais doce e irá caramelizar mais.

Coloque na parte alta da churrasqueira e deixe assar lentamente, esse é o segredo para que ela fique firme, não perca o formato, e permite o bacon assar lentamente passando o sabor defumado para a fruta.

Fica uma excelente combinação agridoce e pode ser harmonizada com uma English Pale Ale, que possui malte caramelo, sabor que lembra casca de pão e cookie, amargor médio e final seco.

Uma cerveja salgada!

Continuando no tema sabores e combinações exóticas eu te pergunto, sabia que existe uma cerveja salgada?

Isso mesmo, é um estilo chamado Gose.

Tradicional no norte da Alemanha esse estilo nasceu na Idade Média em uma cidade dessa região chamada Goslar.

Essa é uma cerveja de trigo com sabor ácido, também tradicional na região do país, levemente salgada, baixo teor alcoólico, baixo amargor e com semente de coentro na receita.

A história conta que seu sabor salgado teve origem na água que era usada para se fazer essa cerveja. 

Como não existia domínio das técnicas de tratamento o sabor da água salobra e com muitos sais mineiras era transferido para o sabor final da cerveja depois de pronta.

Para manter a tradição estabelecida, após a evolução das tecnologias de produção e manipulação da água, os cervejeiros passaram a adicionar sal intencionalmente, preservando a característica principal do estilo.

É uma cerveja leve, bem refrescante e que combina muito bem com entradas, queijos suaves e saladas.


* Esta coluna tem caráter opinativo e não reflete o posicionamento do grupo.
Colunistas

Carregando...

Enquete

Carregando...

Saiba mais