Acabou o jejum do Brasil na Fórmula 1. Segundo uma reportagem publicada pelo site Motorsport, a partir do ano que vem, a principal categoria do automobilismo contará com um brasileiro no grid, o que não ocorria de forma fixa desde 2017, quando Felipe Massa deixou a F1. Em 2020, Pietro Fittipaldi chegou a correr dois GPs pela equipe Hass em substituição ao francês Romain Grosjean, que havia se lesionado.
Mas desta vez, de acordo com a apuração do Motorsport, o paulistano Gabriel Bortoleto, de 20 anos, será titular da equipe Sauber (que se transformará em Audi em 2026).
Bortoleto assina com a Sauber / Audi após uma longa negociação entre a escuderia e o staff do piloto da Academia da McLaren, da qual o brasileiro é júnior desde o fim de 2023.
Segundo o site, a liberação por parte da McLaren se deu pela garantia de titularidade que a Sauber / Audi deu para o competidor do Brasil: era a condição que a McLaren impunha para abrir mão dele.
A coluna entrou em contato com a Sauber / Audi que disse que essa informação não é confirmada. Porém, fontes do jornalista do Motorsport afirmam que o anúncio oficial deverá ser feito em breve.