Quando o assunto é NBA, automaticamente, nos lembramos de nomes como Michael Jordan, LeBron James, Kareem Abdul-Jabbar, Bill Russell, Magic Johnson, Kobe Bryant, Stephen Curry e outras lendas. Certamente, Jerry West é outro ídolo lembrado pelos mais entusiastas.
Jerome Alan West, nascido em 28 de maio de 1938, na cidade de Chelyan, na Virgínia Ocidental, é um dos maiores ícones da história vitoriosa do Los Angeles Lakers. Para muitos fãs, a maior franquia da história da NBA. Inclusive, a lendária camisa de número 44, utilizada por West, é uma das 13 aposentadas pelos Lakers.
Em 14 temporadas de NBA, West foi 14 vezes indicado ao All-Star Game, esteve presente por 12 vezes na seleção da NBA, quatro vezes presente na seleção defensiva da liga, cestinha em 1970 e líder de assistências em 1972. Além dessas marcas alcançadas, o ala-armador, reconhecido pelos passes precisos e pelo afiado arremesso de média distância, foi MVP das Finais em 1969 e campeão da NBA em 1972.
West é o único jogador da história a ganhar o MVP das Finais e ter saído derrotado do jogo. Inclusive, foram nove decisões disputadas e apenas um anel conquistado. Porém, as derrotas não barraram a sua dominância no esporte. A mesma dominância que fez dele a silhueta da logo da NBA. A mesma dominância que o fez multicampeão como dirigente. Afinal, fora das quadras, foram seis anéis conquistados pelos Lakers e outros dois no Golden State Warriors.
Infelizmente, Jerry West nos deixou nesta quarta-feira (12), aos 86 anos. Mesmo ofuscado em uma época que contava com pivôs dominantes como Bill Russell e Wilt Chamberlain, o ‘Logo’, como carinhosamente é conhecido, tem o seu lugar assegurado entre os ‘20 Best NBA Players of All Time’. Está no panteão dos maiores. Inclusive, isso é um assunto para outro texto. No mais, a icônica camisa 44 se mantém eternizada.