Nesta quarta-feira (5/2), moradores da região do Barreiro enfrentaram diversos transtornos devido a queda de energia que durou cerca de uma hora. O trânsito na Via do Minério e na avenida Olinto Meireles, duas das principais vias da região, ficou confuso porque os semáforos não funcionavam.
Hélen Santos, moradora da região, disse que saiu de casa pela manhã com o coração apertado, já que seu cachorrinho de estimação sofre de diabetes e precisa ser alimentado de três em três horas com um alimentador automático. Segundo ela, no Vale do Jatobá, onde ela mora, a luz acabou durante a noite e não havia voltado até a hora que ela foi trabalhar.
“Ele [o cachorro] acabou passando mal por esse período que ele ficou sem comer e não tinha ninguém em casa. Tem também o fato de que os eletrodomésticos ficam desligados, na geladeira a gente acaba perdendo algumas coisas que estragam mais rápido”, disse ela.
A moradora diz que a falta de energia na região do Barreiro é algo recorrente. “Qualquer indício de chuva, ou fica sem energia, ou ela fica oscilando, com quedas abruptas de energia, o que é pior ainda, pois corre o risco de queimar os eletrodomésticos”, acrescentou.
Segundo a Cemig, a interrupção se iniciou às 7h09 e, às 8h05, o serviço foi restabelecido para todos os clientes. Ainda de acordo com a companhia, a causa está em apuração.
BH tem falta de luz por três dias consecutivos
Essa é a terceira vez nesta semana que alguma região de Belo Horizonte registra falta de energia. Na segunda-feira (3/2), houve falta de luz na esquina das avenidas do Contorno e Amazonas, no bairro Santo Agostinho.
Segundo a Cemig, o restabelecimento foi realizado por volta das 18h e a causa está sendo apurada. Na ocasião, os semáforos das duas avenidas ficaram apagados, e agentes da BHTrans operaram e monitoraram o trânsito no local.
Na terça-feira (4/2), também houve queda de energia na avenida dos Andradas com Mem de Sá, o que também impactou diretamente o trânsito na região do bairro Santa Tereza, na região Leste da capital.
De acordo com a Cemig, os três casos não têm relação entre si. "O de ontem, na avenida Mem de Sá, não foi evento interno da rede. Foi um pedido da Prefeitura para a poda de uma árvore", informou a companhia. Já o desligamento de energia no Barreiro foi um "defeito na Subestação Barreiro, cuja causa ainda não foi encontrada".