Cultura

  1. Notícias
  2. Cultura
  3. BH teve 24 dias com volume de água superior a 70 milímetros durante período chuvoso
Imagem: Rede 98

BH teve 24 dias com volume de água superior a 70 milímetros durante período chuvoso

Foram 81 dias com chuvas entre outubro e março deste ano, com um volume médio de 1514 milímetros de água


Por Júnior de Castro

Encerrado oficialmente em 31 de março, o período chuvoso 2023/2024 em Belo Horizonte não registrou, segundo a Prefeitura da capital, grandes intercorrências naturais, perdas de vidas ou danos significativos ao patrimônio.

Ainda de acordo com a PBH, os números refletem um trabalho contínuo realizado no munícipio, que envolveu investimentos em obras de contenção de enchentes como, por exemplo, as bacias B5 e Olaria/Jatobá, intervenções em áreas de risco geológico, trabalhos de zeladoria por toda a cidade e medidas preventivas junto à população.

Foram 81 dias com chuvas entre outubro e março deste ano, com um volume médio de 1514 milímetros de água. A Defesa Civil destacou 24 eventos extremos, que é quando o volume de chuva ultrapassa os 70 milímetros em um período de 24 horas. As ocorrências de maior destaque envolveram o córrego Ferrugem, na divisa de Belo Horizonte e Contagem, onde caíram 109,2 milímetros em 1º de janeiro deste ano e 108,6 milímetros em 20 de março.

Foram investidos R$ 1 bilhão em ações de prevenção em Belo Horizonte. Segundo a PBH, o valor inclui um conjunto de mais de 300 obras, das quais 52 seguem em andamento, com previsão de finalização ainda em 2024 e investimentos adicionais de R$ 19 milhões.

Colunistas

Carregando...


Saiba mais